Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Eleição de Rodrigo Maia como presidente da Câmara é vista como derrota da bancada evangélica

A eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Câmara dos Deputados na madrugada desta quinta-feira, 14 de julho, vem sendo considerada uma derrota da bancada evangélica na Casa.

O político fluminense é visto com ressalvas entre o grupo de parlamentares evangélicos por ter sido autor do requerimento de urgência na votação do PLC 122/2006, que cerceava a liberdade de pregação religiosa sob a justificativa de combater a homofobia.

Maia, filho de César Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro, foi eleito em segundo turno, com 285 votos, contra 170 votos de Rogério Rosso (PSD-DF), e irá suceder a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) até o fim de janeiro de 2017.

Segundo o jornalista Leonel Rocha, do Congresso em Foco, a bancada evangélica teria feito campanha para derrotar Maia no segundo turno. “Para favorecer Rogério Rosso (PSD-DF), que também integra o grupo evangélico, a bancada convenceu o deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) a retirar sua candidatura em pleno processo eleitoral na Casa”, informou.

Rocha destacou ainda que o maior empenhado em derrotar Maia era o pastor Marco Feliciano (PSC-SP), que teria destacado o envolvimento de Maia no PLC 122/2006 “em todas as conversas na Câmara” sobre a eleição.

Segundo informações do G1, o novo presidente da Câmara contou com o apoio oficial das bancadas de PSDB, DEM, PPS e PSB.

No primeiro turno, Maia já tinha vencido Rosso por uma diferença de 14 votos – o placar havia sido 120 votos contra 106, e no segundo turno, o parlamentar do Democratas conseguiu angariar também o apoio de PDT, PCdoB, PR e PTN.

Posts Relacionados

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil

Mercur lança nova marca no ano do seu centenário

Empreendedorismo com propósito

New Balance 42K Porto Alegre reunirá corredores da elite nacional em busca de recorde e premiação

Parceria entre Tecpar e Detran fortalece segurança viária nos municípios