Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Elenco do Brusque faz avaliação pré-temporada na Fibra Fisio

Jogadores fizeram testes relacionados à força, mobilidade e controle neuromuscular

O elenco do Brusque Futebol Clube realizou na última sexta-feira, 7 de janeiro, a primeira avaliação pré-temporada na Fibra Fisio. Os jogadores foram divididos em grupos para a realização dos testes e acompanhados pelo diretor médico e pelo fisioterapeuta do clube, Dr. Lucas Bremm e Dr. William Kvieskas, respectivamente e pelo fisioterapeuta da Fibra Fisio, Dr. Thiago Serafim.

“O objetivo é conseguirmos verificar antes da temporada, alguma disfunção relacionada à força, alteração de mobilidade e alteração de controle neuromuscular. A partir disso, conseguimos corrigir algumas coisas, para que no decorrer da temporada o atleta tenha menos chances de lesão”, comenta Serafim.

Durante a tarde e parte da noite, foram realizados no total quatro testes funcionais com os atletas, sendo os goleiros submetidos a cinco testes devido à alta exigência de membros superiores pelos mesmos. A partir da avaliação será possível direcionar um programa de treinamento preventivo para cada atleta. A avaliação de força foi feita por meio do equipamento Kineo Intelligent Load, da italiana Globus Corporation, muito utilizado na clínica tanto para avaliação quanto para tratamento. “Nele conseguimos identificar a quantidade de força que um indivíduo consegue produzir. Isso dentro do futebol é muito importante, porque muitas das lesões vêm de fraqueza muscular. Conseguimos verificar a quantidade de força da parte anterior e posterior de coxa, onde ocorrem lesões muito comuns. Além disso, conseguimos diferenciar um lado do outro, ou seja, se o atleta possui mais força na perna esquerda ou na direita, porque se a diferença for algo muito gritante, precisamos trabalhar para corrigir”, explica Serafim.

Esta é a segunda vez que o Brusque FC realiza a avaliação pré-temporada na Fibra Fisio e no decorrer do Catarinense, realizará os tratamentos necessários na clínica, contando com toda estrutura e know-how para ter um maior sucesso no tratamento das lesões. “Hoje o time do Brusque se sente privilegiado por poder fazer uso de toda estrutura que a Fibra Fisio oferece, não só para essa parte de início dos trabalhos, avaliação funcional física, mas também durante a temporada, na reabilitação dos atletas. Ter esta estrutura aqui, muito próxima, é algo importante e que fará toda a diferença no campeonato”, revela o diretor médico do clube, o ortopedista Dr. Lucas Bremm.

O fisioterapeuta do Brusque FC, Dr. William Kvieskas, que também realizou alguns testes com os atletas na estrutura da Fibra Fisio, ressalta a importância dos dados coletados nesta primeira avaliação. “Acreditamos que tendo dados fidedignos, fazendo avaliações e trabalhando com a fisioterapia baseada em evidências, conseguimos diminuir o número de lesões no clube. O intuito é avaliar os jogadores, ver os desequilíbrios musculares que esses atletas têm e com esses dados, trabalhar na prevenção das lesões. São dados que nos darão um embasamento muito grande para toda competição do Catarinense e depois para a Série B do Campeonato Brasileiro”, complementa.

O Brusque FC faz sua estreia no Campeonato Catarinense 2022 no dia 23 de janeiro, em partida contra o Concórdia às 16 horas.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)