Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Em audiência pública no Senado Federal, representantes locais defendem a manutenção da autoridade portuária no Porto de Itajaí

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal debateu nesta terça-feira (26) a proposta de privatização do Porto de Itajaí. Representantes locais que participaram da audiência se mostraram contrários à mudança na autoridade portuária. O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Marcelo Werner (PSC), participou do debate.

“Estamos aqui em Brasília trabalhando para que o município de Itajaí não tenha prejuízo nesse novo modelo portuário.  Queremos que o Porto continue sendo gerido pela administração pública, mas que os berços sejam privatizados para que a iniciativa privada possa investir e tornar o nosso Porto ainda mais competitivo”, ressalta Werner.

Após a audiência, ficou acordado que o município de Itajaí apresente, em até dez dias, um relatório com a sinalização do que o município entende que deve continuar com a gestão pública para que assim as lideranças políticas possam buscar novas audiências, tanto com o ministro dos portos como com presidente da República.

Autor do requerimento para o debate, o senador Esperidião Amin (PP-SC) disse que há clareza quanto ao fato de que a administração do porto de Itajaí já tem caráter privado. Ele afirmou, no entanto, em entrevista à Agência Senado, que a intenção dos representantes locais é manter um agente público como regulador do complexo quando da renovação de contrato de parceria prevista para o próximo ano.

“Uma autoridade portuária enxuta, com força, é o que a gente pretende. O modelo catarinense é um caso de sucesso, mesmo sem ferrovia interligando os portos, o que é um sonho desde 1870, mesmo sem essa facilidade e sem a via portuária concluída. O que queremos é aprimorar. Nós queremos focar em como a autoridade portuária pode ser pública, representando interesses do grande complexo, com capacidade regular” ponderou o senador.

Também participam o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o vereador Beto Cunha (PSDB), o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, o superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga, e o prefeito de Navegantes, Libardoni Lauro Claudino Fronza.prefeito de Navegantes, Libardoni Lauro Claudino Fronza.

Posts Relacionados

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta