Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Em clima pós Jogos Olímpicos, atletas lançam carta aberta ao Esporte brasileiro

Após resultado recorde em Tóquio, o setor esportivo mobilizou as redes sociais em prol de uma Agenda para superar os obstáculos que ainda persistem

No primeiro dia útil pós Olimpíadas, relevantes nomes do esporte brasileiro se pronunciaram em suas redes sociais enaltecendo e parabenizando o ecossistema esportivo brasileiro por meio de uma carta aberta. Elaborada pela Atletas pelo Brasil, o material também apontou a importância de priorizar o esporte nas escolas e propôs uma Agenda para o segmento, com medidas a serem adotadas urgentemente.

“Apesar dos avanços dos últimos anos, especialmente para o alto rendimento, ainda temos muito a fazer para garantir o acesso e estimular a prática esportiva, da infância à fase adulta, para os mais de 200 milhões de brasileiros”, expuseram figuras públicas como Magic Paula, Flávio Canto, Gustavo Borges e Pamela Rosa, em seus respectivos perfis no Instagram.

O principal caminho apontado para minimizar o cenário de defasagem esportiva do país é a implementação do Plano Nacional do Desporto – política que estabelece diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento nacional do Esporte e prioriza o esporte educacional.

Segundo Daiane dos Santos, ex-ginasta brasileira que conquistou nove medalhas de ouro em campeonatos mundiais, “O PND é capaz de direcionar os recursos públicos para o setor de maneira planejada entre Governo Federal, Estados e Municípios.”

Sem esse documento, os recursos públicos referentes ao Esporte não são aplicados estrategicamente, os agentes integrantes do sistema esportivo ficam sem atribuições claras e um país inteiro é prejudicado.

“O projeto de Lei está parado há 23 anos no Governo Federal. O Esporte precisa de uma política de Estado. Cansamos de esperar!” comenta Hortência, ex-jogadora de basquetebol brasileira.

O Esporte, além de ser um direito previsto em Constituição, é um instrumento de cidadania capaz de promover a inclusão social, igualdade e qualidade de vida.

A esportista finaliza “A prática esportiva transforma não apenas o indivíduo, mas toda uma nação!”

Sobre a Atletas pelo Brasil – A Atletas é uma organização sem fins lucrativos que trabalha por políticas públicas no segmento esportivo. Reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades, pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do país.

Conheça mais sobre a organização em www.atletas.org.br

Posts Relacionados

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono