Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Em Porto Alegre, ABREE celebra inauguração da 10ª Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos

Conscientizar a população e assegurar a destinação final ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados é a meta central

Para iniciar uma nova etapa da logística reversa em Porto Alegre, seguindo as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/2020, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – anuncia a assinatura do acordo de cooperação com a prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A parceria viabilizará a logística reversa “de ponta a ponta”, dando a destinação final ambientalmente correta de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados.

Para celebrar a parceria e a inauguração do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos na 10ª capital, foi realizado um evento no dia 13 de dezembro. Estiveram presentes na celebração Joaquim Leite (Ministro do Meio Ambiente), André França (Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente), Sebastião Melo (Prefeito de Porto Alegre), Guilherme de Souza (Secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul), Ana Pellini (Secretária Municipal de Parcerias), Mauricio Medeiros (Prefeito em exercício de Cachoeirinha), Sergio de Carvalho Mauricio (Presidente da ABREE), entre outras autoridades e parceiros.

“Porto Alegre é a 10ª capital do cronograma de inaugurações de Centrais de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em capitais e começará a operar a partir de agora. O primeiro passo do processo é a conscientização da população sobre o descarte correto pós-consumo, após isso, o trabalho da ABREE e seus parceiros começa, para assegurar a destinação ambientalmente correta desses produtos coletados”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE.

“Estamos aqui hoje, no Rio Grande do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, entregando mais uma central de logística reversa de eletroeletrônicos. É importantíssimo dar o destino correto de um celular, de um fone de ouvido, de uma geladeira, de um fogão, de um microondas, entre outros. É cuidando da qualidade das cidades, da qualidade ambiental,  é que vamos transformar a realidade para a maioria dos brasileiros. Isso é super importante: conscientizar que devemos destinar corretamente aquele eletroeletrônico que não utilizamos mais.”, afirma Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente.

“Muito importante essa ação realizada agora em Porto Alegre, pois alerta toda a população sobre o descarte ambientalmente correto de eletroeletrônicos, do fone de ouvido à geladeira, o que preserva recursos naturais e evita o descarte inadequado, com proteção ao meio ambiente. Parabéns à ABREE que chegou na 10ª capital e à prefeitura de Porto Alegre por esse importante passo. Podem contar com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente”, comenta André França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

No site da ABREE a população encontrará informações sobre os pontos de recebimento de eletrônicos pós-consumo, além de uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. São alguns exemplos: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais sobre o descarte ambientalmente correto, visite: http://www.abree.org.br/informacoes.

Serviço – Porto Alegre conta com 8 pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em Unidades de Destino Certo (UDC), além de serviço de coleta agendada. Conheça os detalhes:

  • UDC Bernardino Silveira de Amorim: Av. Bernardino Silveira de Amorim, 2261, Rubem Berta
  • UDC Câncio Gomes: Travessa Carmem, 111, bairro Floresta
  • UDC Carvalho de Freitas: Rua Professor Carvalho de Freitas, 1012, Glória
  • UDC Cruzeiro do Sul: Av. Cruzeiro do Sul, 1445, Cruzeiro do Sul
  • UDC Niterói: Rua Niterói, 19, Medianeira
  • UDC Fátima Pinto: Rua Alfredo Ferreira Rodrigues, 975, Bom Jesus
  • UDC Humaitá: Rua José Aloisio Filho, 780 – Humaitá
  • UDC Princesa Isabel: Avenida Ipiranga, 2765 (entrada pela Rua Livramento, 128), Santana

As Unidades de Destino Certo funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h; sábados e feriados das 8h às 12h.

A grande novidade para Porto Alegre é a coleta agendada gratuita para o munícipe e que pode ser feita de forma muito prática, sendo por meio do telefone: (51) 3469-0906, WhatsApp: (51) 98659-7295 ou e-mail: coletatrade@gmail.com. O munícipe deve informar o tipo de material além de enviar fotos. O prazo de coleta é de 1 a 7 dias após a solicitação e será informado via WhatsApp com 24h de antecedência.

O horário de atendimento do canal é das 8h às 18h e o peso estimado mínimo da coleta é de 30kg.

Sobre a ABREE

Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 53 associados que representam 178 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/

Posts Relacionados

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil