Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Em tempos de COVID-19 é essencial monitorar e manter a imunidade

Diretora médica do Ghanem Labotarório alerta para a importância de manter a saúde em dia, apesar da pandemia

A pandemia do novo coronavírus já atingiu mais de 526 mil pessoas no Brasil, com mais de 29 mil óbitos, de acordo como Ministério da Saúde. De contágio rápido, a COVID-19 pode ser agravada por fatores de risco associados a doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão arterial e até mesmo imunossupressão (pacientes com a imunidade baixa). Em Santa Catarina, a doença contabiliza 9.498 casos e 146 óbitos.

Myrna Campagnoli, diretora médica do Ghanem Laboratório , que integra a Dasa, líder em medicina diagnóstica na América Latina, explica a correlação da imunidade geral da pessoa com a infecção da COVID-19. “Estudos têm indicado que indivíduos saudáveis podem contrair a doença e possivelmente desenvolver sintomas mais leves da COVID-19, como febre e tosse. Já pacientes com doenças crônicas e idosos, tendem a apresentar quadros mais graves do novo coronavírus, com doença pulmonar e de outros órgãos”, explica.

A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo ao ataque de bactérias, vírus, fungos e parasitas em células, órgãos e tecidos. “Se o paciente tem comorbidades, o tempo de resposta ao ataque do novo coronavírus pode ser maior. O organismo sobrecarregado tem mais dificuldades de combater o adversário”, completa Myrna.

Diagnóstico de COVID-19

Se o paciente for clinicamente suspeito o médico que o atende pode indicar o RT-PCR, exame de biologia molecular indicado, preferencialmente, entre o 5º e o 7º dia de sintomas. A coleta é feita por meio de um swab (uma espécie de cotonete) que retira secreções respiratórias (nariz e garganta) e identifica a presença do vírus”, explica a Dra. Myrna.

Para identificar se o paciente sem sintomas teve ou não contato com o Sars-CoV-2, o coronavírus, o médico pode indicar a realização do exame de Sorologia IgM e IgG ou IgA e IgG, também conhecido como teste imunológico. Realizada por meio de coleta de sangue e analisada por metodologia automatizada, a sorologia avalia a presença de anticorpos produzidos pelo corpo para combater a infecção. Como o organismo só começa a produzir anticorpos após a infecção instalada, o IgM (fase aguda de infecção) tem mais sensibilidade após o 10º dia de início dos sintomas e os da classe IgG após o 15º dia de início dos sintomas, mas esse prazo varia de indivíduo para indivíduo.

“Nos testes sorológicos, os resultados positivos confirmam o diagnóstico e os negativos não excluem uma infecção recente. Por isso, recomendamos o teste apenas após o 10º dia de sintomas, sendo possível a necessidade de repetição seriada do mesmo”, finaliza Myrna. Para que o paciente seja avaliado de forma correta, é muito importante que esses exames sejam interpretados por um médico, pois existem várias possibilidades a serem consideradas em cada fase da infecção pelo coronavírus.

As unidade do Ghanem Laboratórios estão realizando os exames RT-PCR e sorologia para o diagnóstico da doença.

SOBRE O GHANEM

O Ghanem Laboratório atua em Joinville e região oferecendo atendimento laboratorial personalizado aos seus pacientes. Para acolher com carinho e exclusividade mulheres e gestantes foi criado o Ghanem Mulher. Os exames realizados em crianças e seus responsáveis podem ser feitos no Ghanemzinho, que conta com uma unidade toda personalizada com a turma do Scooby-Doo. E o Laboratório Popular oportuniza preços diferenciados com a Qualidade Ghanem. O laboratório Ghanem integra a Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina, rede que processa 250 milhões de exames por ano, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em todo o país, com um portfólio de mais 2.500 tipos diferentes de exames.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)