Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Emasa e Segurança fiscalizam barragens do Rio Camboriú e encontram irregularidades

Emasa e Segurança fiscalizam barragens do Rio Camboriú e encontram irregularidades

A Emasa e a Secretaria de Segurança iniciaram nesta quinta-feira (13), o monitoramento diário com auxílio de drone, para identificar possíveis barragens e desvios de água do rio para as riziculturas. Foram encontrados dois desvios grandes feitos por rizicultores, que foram imediatamente fechados. A ação iniciou depois de suspeitas, já que o nível do Rio Camboriú está muito baixo agravado pela falta de chuva na região.

Dentro do Plano de Ação estabelecido em conjunto pela Emasa, Prefeitura de Camboriú, Concessionária Águas de Camboriú, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (SITRUC), Defesa Civil do Município e Comitê do Rio Camboriú estava o acordo da liberação das barragens pelos rizicultores.

“Alguns rizicultores descumpriram o acordo de abertura de barragens e fechamento de desvios. Isso é um ato criminoso, pois eles sabem que o Rio Camboriú está agonizando, com 60 cm abaixo do limite normal para captação”, disse os diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Ainda conforme o diretor da EMASA, serão tomadas medidas judiciais. “Já encaminhei as imagens à Polícia Ambiental e ao Ministério Público. Os vídeos comprovam que está sendo desviada água do Rio em vários pontos”, completou.

Na última quarta-feira (12), Balneário Camboriú decretou estado de atenção devido a situação do Rio Camboriú. Com o decreto, pessoas que estiverem desperdiçando água podem ser notificadas pela Emasa e fiscais de posturas. A população também pode ajudar a fiscalizar desperdícios de água denunciando para a Emasa pelo 0800 643 6272 e no Whatsapp (47) 3261-0000. Os fiscais de postura também recebem denúncias pelo (47) 99232-0187

Além dessas ações, os chuveirinhos da Praia Central estão com os registros fechados até que a situação do Rio normalize. A EMASA solicita a população que nesse momento economize água e use apenas para o consumo essencial.

Confira algumas dicas:

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

_________

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Secretaria de Segurança

(47) 3263-0190

Fiscais de Postura

(47) 99232-0187.

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú