Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Emasa envolve servidores e agricultores em atividades alusivas ao Dia Mundial da Água

Emasa envolve servidores e agricultores em atividades alusivas ao Dia Mundial da Água

A água é recurso natural essencial para garantir a vida de todos. Para alertar a população do uso consciente, neste dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de água e Saneamento (Emasa) envolveu os servidores da Autarquia e agricultores em atividades alusivas à data, que foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de alertar a população do mundo sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida do planeta Terra.

Nesta quinta-feira (21), servidores da EMASA tiveram uma experiência diferente, visitaram e puderam conhecer de perto, uma das propriedades participantes do Projeto Produtor de Água, que visa a recuperação das áreas de preservação permanente das margens do Rio Camboriú. Por meio de incentivo financeiro, através do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o proprietário rural investe em práticas conservacionistas em suas propriedades e ações que ajudem a preservar a água.

A propriedade visitada “Espaço Rural Clarear”, do seu Waldyr Bauer e da dona Tereza Gervásio Bauer, fica na Limeira, em Camboriú e foi a primeira a aderir ao Produtor de Água, em 2013. São 38 hectares de área conservada inserido no projeto, sendo que 10.5 hectares correspondem a área de mata ciliar. O casal migrou para o meio rural há 35 anos e mesmo antes de aderir ao projeto, já tiveram a preocupação em preservar os recursos naturais.

“Viemos para cá com esse propósito, de cuidar e respeitar a terra, a mata, as nascentes, preservando a natureza e incentivando os agricultores daqui a fazer o mesmo. Muitos naquela época já queriam abandonar a vida no campo e nós inclusive auxiliamos com projetos para aumentar a renda familiar e até montamos uma associação”, contou dona Tereza, que também auxilia e incentiva os produtores rurais a participarem do Produtor de Água por reconhecer a importância do projeto.

Depois de serem recebidos com um café da manhã com alimentos produzidos ali mesmo, os servidores da Emasa andaram pelo local, conheceram as plantações de diversas frutas, a estufa, a área que recebeu plantio de árvores por estar inserida no projeto, as nascentes de água que lá existem e puderam conhecer um pouco da história do Espaço Rural Clarear.

Sobre o Produtor de Água de Balneário Camboriú

Durante a visita, a engenheira Ambiental responsável pelo projeto, Rafaela Santos, destacou que Balneário Camboriú é a única cidade de Santa Catarina que possui o Produtor de Água e a única em que o projeto é desenvolvido por meio de uma Companhia de Água, nesse caso a Emasa, destinando parte dos recursos de sua arrecadação anual para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica.

“O projeto atua na conservação do manancial e proteção da bacia hidrográfica do Rio Camboriú e as ações dos proprietários rurais contribuem diretamente na qualidade da água da região. Hoje o Produtor de Água já é referência para outras cidades que desejam implantar um projeto piloto e até para estudos acadêmicos, o que comprova que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Atualmente são 23 propriedades inseridas no projeto, com o total de 1.049 hectares de área conservada e 59 em processo de restauração. São 166 nascentes e 67 Km de cursos de água protegidos. Já foram plantadas 7 mil mudas, todas doadas por empresas. Mas agora não é mais necessário fazer o plantio, pois as áreas já têm regeneração natural. “É importante que esses produtores e outros que venham a aderir ao programa, continuem preservando para que se mantenha o ecossistema equilibrado para abastecer toda a sociedade com água de qualidade”, completou Rafaela.

Encontro com os agricultores

Ainda na quinta (21), às 18h, aconteceu o primeiro encontro de Produtores de Água do Rio Camboriú, na Igreja de São Brás, em Camboriú. O objetivo do encontro foi fortalecer o projeto, proporcionar interação entre os produtores e apresentar as ações do programa. O evento também foi aberto para proprietários interessados em conhecer o Produtor de Água para adesão futura.

E encerrando a programação alusiva ao Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira (22), a engenheira Ambiental, Rafaela Santos, palestrou sobre o Produtor de Água durante a Semana da Água de Itapema, para apresentar o projeto como estudo de caso aos técnicos do Município, que têm a intenção de implantar um projeto piloto semelhante na cidade.

O Produtor de Água é uma iniciativa da Emasa e conta com o apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Camboriú, Agência Nacional de Águas (ANA), Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contíguas, Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CRAM) e The Natura Conservancy (TNC).

____________________
Informações Adicionais:
Emasa
(47) 3261-0000

Related posts

Lutadores de BC conquistam medalhas no Floripa Winter Internacional Open 2019

Ginastas competem no Jebequinho

Prazo para cadastro de feirantes termina em 15 de novembro

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: