Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

EMASA executa obras para ampliar capacidade de tratamento na ETE

EMASA executa obras para ampliar capacidade de tratamento na ETE

Para ampliar a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Bairro Nova Esperança, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) está executando duas obras no local. Uma delas consiste em um novo decantador e a outra uma rampa para caminhões de limpeza de drenagem pluvial descarregarem os resíduos.

De acordo com o diretor da Emasa, Carlos Haacke, as obras são muito importantes, principalmente com a chegada do verão. “Já temos dois decantadores e estamos finalizando a instalação do terceiro para ampliar a capacidade de tratamento da ETE. Isso também é uma exigência da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) para conseguirmos a Licença Ambiental de Operação (LAO)”, comentou.

A obra do novo decantador, igual aos outros dois existentes atualmente na ETE, deve ser entregue até dezembro deste ano. “Ele já está com as partes civis prontas, estamos aguardando a chegada de parte de uma peça de São Paulo nesta semana o restante chega nos próximos meses. O terceiro decantador é similar aos outros dois, é que um tanque de concreto com um raspador central giratório, que raspa as partículas flutuantes e elimina as decantadas”, explicou o gerente de expansão da EMASA, Vinícius de Castro Oliveira.

A outra obra é um tanque com roscas transportadoras montado em uma infraestrutura de concreto armado com estação elevatória, que serve para destinar corretamente os resíduos provenientes dos caminhões que realizam a manutenção da drenagem pluvial urbana, muitas vezes contaminadas com esgoto doméstico. “Os caminhões sobem uma rampa para atingir altura suficiente para despejar o efluente em um tanque de aço inoxidável composto com duas roscas, uma ao fundo e outra na superfície. A rosca ao fundo serve para transporte da areia que decanta e a rosca na superfície elimina a gordura. O efluente que sobra é lançado no início do tratamento normal da ETE”, explicou Vinícius.

Os resíduos sólidos (areia e gorduras) são destinados ao aterro sanitário. O projeto deste sistema, que foi desenvolvido pela equipe técnica da EMASA, é pioneiro e sua fabricação foi iniciada em julho. A conclusão está prevista para setembro.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)