Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Emasa implanta sistema mais eficiente e seguro para tratamento de água

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) finalizou a instalação de um novo sistema utilizado no tratamento de água no Município. Mais eficiente e seguro, o cloro ativo utilizado na estação, será produzido no próprio local, por meio de um gerador de solução oxidante a base de hipoclorito de sódio (cloro), substituindo o sistema de cloro gás. A aplicação será tanto nas fases iniciais (pré-oxidação), como na etapa final do tratamento de água (desinfecção), com capacidade produtiva de 400kg de cloro ativo por dia.

A aplicação de cloro na Estação de Tratamento de Água (ETA) serve para a desinfecção da água antes de seu destino ao abastecimento público, bem como manter a desinfecção ao longo de toda a extensão da rede e reservatórios, garantindo assim, a qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade. O novo sistema produz a partir de uma salmoura, a solução oxidante utilizada na desinfecção da água tratada e também na pré-oxidação de metais como ferro e manganês da água bruta.

Segundo a analista química Joanna Ferreira Godinho, responsável pelo departamento de Qualidade da Água, com essa substituição o sistema adotado apresentará maior eficiência e segurança no tratamento da água que chega à casa do consumidor. “As estações que utilizam esse sistema têm obtido melhoria, porque o cloro proveniente da solução de hipoclorito possui maior estabilidade do cloro residual na rede de distribuição e reduz o teor de cloro residual na saída da estação, garantindo mais eficiência no tratamento da água. Além de melhorar a segurança do trabalho, pois o sistema a base de cloro no estado gasoso é mais suscetível a riscos de vazamentos sendo prejudicial às vias respiratórias”, explica Joanna.

Para aquisição do sistema completo incluindo equipamentos, instalações e serviços necessários à adequação civil do local, treinamento dos operadores e as manutenções preventivas e corretivas, foram investidos cerca de R$ 1,6 milhões, contratado por meio de processo licitatório. “Outras Companhias de Saneamento no Estado, já fazem uso dessa tecnologia, mas sabemos que são estações menores. Com esse tamanho com capacidade para produzir até 400kg de cloro ativo por dia, o nosso sistema será pioneiro em Santa Catarina” menciona o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, destacando que o sistema também pode ser operado a distância, incluído na automação da estação.

Na última semana, os operadores tiveram uma capacitação para iniciar o processo de operação do novo sistema em conjunto com o antigo, pois a substituição total será gradativa, com a completa execução prevista para acontecer até maio deste ano. “Este é um investimento importante que vai melhorar ainda mais a qualidade da água que a Emasa fornece e que se soma a outros investimentos já feitos, como a modernização e ampliação da rede que fez com que chegasse água nas torneiras das Praias Agrestes, melhorias no sistema de tratamento, captação, fornecimento e reservação de água no município, além de todo esforço feito no saneamento por todos os bairros da cidade”, salientou o prefeito Fabrício Oliveira

A implantação vem sendo estudada desde o ano passado, quando o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, o diretor-técnico, Sérgio Juk e a analista química, Joanna Godinho, conheceram as instalações e operação do sistema gerador de solução oxidante em unidades de tratamento de água nas cidades de Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais.

 

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Posts Relacionados

Chá Revelação de filhote de pinguim foi realizado no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú lança site com informações sobre a dengue

Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para ação de visão

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira