Emasa inicia ações para uso consciente de água

Com a chegada da temporada de verão onde o consumo de água aumenta em Balneário Camboriú, a Emasa começa um período de ações de conscientização da população para o uso consciente da água. Nos últimos dias o nível do Rio Camboriú chegou em estado de alerta. A primeira medida da Emasa para reverter a situação foi solicitar aos rizicultores que liberem as barragens. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Camboriú, Águas de Camboriú, Comitê da Bacia do Rio Camboriú e Defesa Civil.

“Estamos acompanhando desde o final de semana a situação do Rio Camboriú e já solicitamos aos rizicultores a abertura das barragens de forma emergencial. Com essa medida, o nível do Rio ficará normal. Contudo, também precisamos do apoio da população para fazer o uso consciente de água neste momento, até o nível do rio subir novamente”, disse o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Na régua da Emasa, o nível está em 1 metro. Já na régua da Epagri, está em 71 cm. Com isso, o abastecimento de água de residências do município e de Balneário Camboriú e Camboriú podem ser afetados.

Além da abertura das barragens, a Emasa solicita à população que usem a água de forma consciente. Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta de água.

Confira algumas dicas para economizar água:

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

_______________________

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000