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EMASA investe em sistema inteligente de Telemetria

EMASA investe em sistema inteligente de Telemetria

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) investe desde novembro de 2018, em um sistema inteligente e moderno de comunicação automatizado, utilizado para fazer medições e coletar dados operacionais – a Telemetria. A tecnologia já foi implantada como forma de teste, na captação de água bruta, nos três reservatórios (R1, R2 e R3), no booster do Bairro Ariribá e nas cinco elevatórias no Centro. Até o fim deste mês, será lançado um Termo de Referência para a instalação do sistema nas outras unidades da Emasa – 22 elevatórias e 8 boosters.

Na Telemetria as informações são transmitidas à distância. É instalado um medidor (aparelho eletrônico) nas unidades, que transmite as informações para um computador na Central de Operação, localizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) e um funcionário faz o acompanhamento e controle das unidades que possuem o sistema.

De acordo com o diretor Técnico da Emasa, Sergio Juk, a Telemetria traz maior produtividade e redução da mão de obra humana. “O sistema mostra as condições em que as unidades estão funcionando. Como no reservatório, por exemplo, o controlador automático faz a medição do nível da água se está vazio ou cheio e avisa ao operador para que aumente ou diminua a vazão da água”, explicou Sergio.

Para o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber, a telemetria é excelente e utilizada no mundo inteiro. Com esse sistema é possível atuar na prevenção, já que se consegue ter o controle operacional das unidades, medir o consumo, controlar a operação, acelerar a manutenção e evitar vários problemas operacionais.

“O sistema por telemetria nos antecipa aos problemas. Antigamente quando dava algum contratempo nas elevatórias, só conseguíamos verificar depois de um tempo, indo ao local conferir se era uma bomba queimada ou outra situação. Hoje, quando começa a subir o volume na elevatória e indicar alguma alteração, recebemos um alerta e os técnicos já podem verificar e solucionar o problema, antes mesmo de se agravar”, explicou o diretor geral da Emasa, ressaltando que durante a temporada e o carnaval, períodos que aumentam consideravelmente a população, a telemetria auxiliou muito na prevenção.

A telemetria é acompanhada pelos técnicos da Emasa através do computador, tablet e aparelho celular.

 

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Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

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