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Embora e-commerce tenha perdido tráfego em dezembro, segmento turístico continua aquecido

Depois do ápice de visitas em novembro, por conta da Black Friday, a queda esperada nos dados de dezembro, de 8,6%, não foi suficiente para desaquecer o tráfego nas plataformas. No total, de acordo com o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, 2,57 bilhões de acessos foram registrados no mês.

Diego Ivo, CEO da Conversion, observa que o último mês do ano ainda é marcado pela demanda aquecida das compras de fim de ano.

É assim que o desempenho de dezembro espelhou o de julho, quando muita gente aproveitou as férias da metade do ano para buscar produtos relacionados a viagens, por exemplo.

“A Black Friday é a principal data do comércio brasileiro e, depois dela, é natural que haja uma queda”, explica ele. “Por outro lado, muita gente segue procurando presentes para as datas de fim de ano, o que não faz o tráfego cair tão drasticamente. De alguma forma, as plataformas permanecem sendo demandadas”, completa.

Na contramão, turismo segue crescendo

Em direção contrária à retração, o setor de Turismo teve avanço de 6,1% em dezembro, já puxado pela demanda das férias de verão. A tendência, inclusive, é que esses números permaneçam em alta pelo menos até março.

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Diego Ivo nota que 2023 foi bastante positivo para o e-commerce brasileiro, que registrou uma média de 2,5 bilhões de visitas únicas por mês. “O mais relevante é que boa parte desse tráfego se transforma em vendas, robustecendo o e-commerce como um todo”, diz ele. “Hoje, é impensável pensar em não ter produtos do comércio ou dos serviços fora do online. Com mais gente na rede, também aumenta o volume de clientes. É um ciclo produtivo”, complementa.

Sobre a Conversion

Fundada em 2011, a Conversion é uma agência de Search Engine Optimization (SEO) que usa dados, tecnologia e conteúdo para destravar o potencial de crescimento em busca orgânica de pequenas, médias e grandes empresas. Em 2018 recebeu o prêmio de Melhores Agências de Performance pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e, em 2021, lançou o Data-driven PR, frente que integra PR, Business Intelligence e Search para gerar estudos e pautas relevantes para mercado e imprensa. É reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no país pela Great Places to Work.

Créditos: Istock

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