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Empossada nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

Empossada nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

O objetivo é desenvolver atividades para a prevenção de acidentes de trabalho e à proteção da saúde do trabalhador.

No dia 18 de setembro de 2017 foram empossados no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, os novos membros que irão compor da Diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a Gestão 2017/2018.

A votação acontece todos os anos e a diretoria é composta por oito membros, sendo quatro eleitos pelos funcionários através de eleição em urna e mais quatro indicados diretamente pela superintendência. Os eleitos e indicados terão direito após concluir o primeiro ano à reeleição.

A CIPA é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, composta por representantes dos trabalhadores e do empregador, com cotas iguais de participantes e seu objetivo principal, é o desenvolvimento de atividades voltadas para a prevenção de acidentes do trabalho e proteção à saúde dos trabalhadores, diante dos riscos existentes no local de trabalho.

Em atendimento a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, Artigo 163 e Portaria nº 09 de 23 de fevereiro de 1999 do Ministério do Trabalho e Emprego, que altera e regulamenta a Norma Regulamentadora (NR-05) da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), estabelecido pela Portaria nº 3.414, de 08 de junho de 1978, determinou o processo eleitoral da CIPA da Superintendência foi divulgado através de convocação de eleição (18/07), constituição da comissão eleitoral (24/07), publicação e divulgação do edital de inscrição (03/08), inscrição de candidatos (04/08 à 21/08), eleição (22/08 e 23/08), treinamento (12 à 15/09 e 18/09), e posse da nova comissão (18/09).

Entre titulares e suplentes os nomes indicados à CIPA diretamente pela superintendência são: Regina da Silva dos Santos (Presidente), do setor da Auditoria (AUDIT), Anderson de Souza, da Gerência de Suprimentos (GESUP), José Luiz Inácio, da Gerência de Operações (GEOPE) e Elizabet Panca, da Gerência de Licitações e Contratos (GELIC).

Os membros titulares e suplentes da nova diretoria da CIPA que foram eleitos pelos servidores da superintendência do Porto de Itajaí são: Cristina Biu (Vice-Presidente), da Gerência de Recursos Humanos (GERH), Jorge Luís Alves Pires, da Gerência de Segurança Portuária (GESEP), Roberto Carlos Strutt Bernardes, da Gerência de Segurança Portuária (GESEP) e Alexandre Domingos, da Gerência de Operações (GEOP).

Os novos membros da CIPA para esta nova gestão participaram de treinos diversificados como: sistema de gestão integrado de Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho da Superintendência do Porto de Itajaí, procedimentos e controle de comportamento seguro no trabalho, investigação e análise de acidentes e doenças, estatísticas de acidentes, prevenção e combate a incêndio em aulas práticas e teóricas, noções sobre doenças contagiosas e suas medidas de prevenção, higiene do trabalho, uso de equipamentos de prevenção individual (EPI’s), estudo de riscos ambientais, riscos e perigos no ambiente de trabalho portuário, prevenção e controle de emergências com produtos perigosos, noções básicas de primeiros socorros, noções sobre legislações trabalhistas e previdenciárias relativas a saúde e segurança no trabalho, entre outros.

Também chamado por “Cipeiro”, o membro que irá integrar a diretoria receberá um curso de 20 horas e na oportunidade desenvolverá além de suas atividades normais, orientações voltadas à conscientização dos funcionários quanto aos riscos de trabalho.

É dever acima de tudo do Cipeiro, ouvir seus colegas de trabalho sobre os problemas e soluções relacionadas à saúde e a segurança, “Estar na CIPA hoje, após o curso de 20 horas que recebemos, mudou muito meu conceito para algumas situações do dia a dia que passavam despercebidas, aguçou minha sensibilidade quanto à conscientização e aos riscos dos locais de trabalho, promovendo em longo prazo mais saúde e proteção dos meus colegas de trabalho, já que passo parte dos meus dias com eles”, destacou Regina da Silva dos Santos, presidente da CIPA.

“A Comissão é importante para que haja um conceito de harmonia entre o trabalho e à prevenção da vida e saúde dos trabalhadores. Mais importante ainda, é que nós empregados participamos dessa iniciativa. O nosso porto é muito ativo quanto às ações desenvolvidas e colocadas em prática quando o assunto é segurança e prevenção de acidentes de trabalho. Temos que prosseguir com o trabalho de conscientização e nos adequarmos com o que aprendemos”, reforça Cristina Biu, eleita vice-presidente da CIPA.

Os membros desta nova gestão receberam treinamentos ministrados por Agentes de Autoridade Portuária, Técnicos de Segurança do Trabalho, Profissionais das Gerências  do Meio Ambiente e de Segurança do Trabalho do Porto de Itajaí, APM Terminals, OGMO, Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha e de profissionais de empresas privadas de segurança e saúde do trabalho.

“Nós contamos muito com esta Comissão de Prevenção de Acidentes, pois entendemos que se trata de um efetivo capacitado, treinado e aliado da superintendência do Porto de Itajaí, onde os mesmos poderão atuar com os métodos de segurança nas operações portuárias”, enfatiza Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente.

As reuniões da CIPA ocorrerão nas segundas quintas-feiras de cada mês e a primeira reunião está agendada para acontecer no dia 11 de outubro. De acordo com a presidente da CIPA, algumas ações já estão sendo colocadas em prática, “Criamos um grupo do WhatsApp com os membros da CIPA e da Gerência do Meio Ambiente para cientificar mais rapidamente todos os Cipeiros das situações ocorridas em nosso ambiente de trabalho, estamos analisando a possibilidade  de fazer folhetos ou placas de sinalização para o uso correto de aparelhos de telefone celular na área primária do Porto devido a sua utilização em áreas específicas para evitar possíveis acidentes, pretendemos fazer ainda um cronograma de visitas aos setores da superintendência do Porto e ouvir nossos colegas verificando in loco suas condições de trabalho, visando buscar soluções para possíveis problemas ou evitar acidentes”, lembra Regina.

Obs: Todos os funcionários podem enviar sugestões e observações para o seguinte email: cipa@portoitajai.com.br

Fotos: Livia Sabel (Gerência do Meio Ambiente – SPI).

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