Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Empreendedora do ramo calçadista de Itajaí realiza bazar para driblar efeitos da crise

A empreendedora Vanessa Fernandes, de Itajaí, encontrou durante a pandemia do novo Coronavírus, a oportunidade de reinventar seu próprio negócio e mudar sua loja de ponto. Em 2019, quando percebeu que não conseguia mais gerenciar a loja de calçados e confecções, foi selecionada para participar do projeto Coopera Empreendedor, uma parceria da Cooperativa Viacred com o Sebrae/SC, com consultorias para auxiliar no planejamento da sua empresa. No início da pandemia, acompanhando custos e despesas durante a consultoria, a empreendedora percebeu que o valor de custo estava alto e o estoque acima do previsto, e para sobreviver à crise econômica, sua empresa precisava de mudanças.
Vanessa abriu a primeira loja há sete anos, em cima de sua casa, e alternava as vendas no espaço com um trabalho externo de vendas com calçados que buscava a pronta entrega em São João Batista. A longo dos anos mudou de espaço diversas vezes, até encontrar o local adequado para seu negócio, no bairro São Vicente, em 2017. Foi neste momento que a empreendedora percebeu que precisava manter a sua empresa dentro das regras fiscais e buscou orientações junto ao Sebrae/SC para formalizar o MEI. Dois anos após fidelizar sua clientela, a empreendedora enxergou que precisava evoluir e saber driblar as dificuldades. Foi quando iniciou a consultoria do programa Coopera Empreendedor.
Com a ajuda da consultora Barbara de Oliveira, a empreendedora colocou todas as ações e planejamentos em prática para melhorar o seu negócio. Na quarentena percebeu que o aluguel do seu ponto estava muito alto e para mudar para outro espaço, precisava diminuir seu estoque. Deu férias para os funcionários e iniciou um bazar online com todos os calçados e confecções da loja. “Foi quando tivemos a ideia que venderíamos o estoque que eu tinha através das redes sociais e que as vendas seriam apenas à vista. E deu muito certo! Fiz boas vendas e todos os dias os clientes se conectavam com a gente à procura de mais calçados e roupas. As entregas foram terceirizadas enquanto nossa cidade cumpria o decreto de fechamento do governo”, relata Vanessa.
Após a liberação da abertura do comércio, a empreendedora decidiu continuar o bazar de forma física com araras montadas no meio da loja para facilitar a visualizações dos produtos. Para evitar aglomerações, permitia que apenas cinco pessoas entrassem por vez. O resultado deu certo. Vanessa diminuiu seu estoque e encontrou outro espaço para continuar com sua loja, dessa vez no Centro de Itajaí. “Me ajudou muito na pandemia realizar essas ações junto a consultoria do Sebrae. Todos os dias eu tinha movimento na loja e consegui vender muito mais do que se não estivéssemos em quarentena. Eu posso dizer que no inicio a pandemia me afetou, mas consegui realizar as mudanças que antes eu não tinha coragem e reinventei meu negócio. Agora meu novo ponto está um sucesso”, comemora.

Posts Relacionados

Porto de Itajaí poderá receber novo Operador Portuário em sua área pública

Rótula da rua Estefano José Vanolli vai desaparecer

Sábado tem Café com Artistas na Univali e oficina no Salão de Artes

Unimed Litoral contrata técnicos de ressonância e tomografia, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos

Embarcações já podem se inscrever para o 11º Juntos pelo Rio em Itajaí

Domingo (17) tem ‘Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau’ no Teatro Municipal de Itajaí

Itajaí confirma mais três mortes por dengue

Prefeitura lança novo inventário turístico de Navegantes

Obras da rede de esgoto em Penha avançam para trazer benefícios à comunidade

Representantes da Hyundai Motor Group e Hyundai Motors do Brasil visitaram o Porto de Itajaí