Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) aponta que Santa Catarina já desenvolveu 90 projetos

Levantamento divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) aponta que Santa Catarina já desenvolveu 90 projetos de inovação em parceria com a entidade.

As novas tecnologias foram viabilizadas nas cinco Unidades EMBRAPII (como são chamados os institutos de pesquisa credenciados na rede) instaladas no estado: IFSC, Polo UFSC, Fundação Certi, ISI Laser e ISI Embarcados.

Os investimentos somam R﹩ 225,35 milhões beneficiando 76 empresas de diferentes portes e segmentos, 38 delas de fora do estado.

A EMBRAPII é uma organização social que tem contrato de gestão com o Ministério da Educação (MEC), de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Saúde. Em seis anos de operação, já apoiou, no desenvolvimento, acompanhamento e financiamento, quase 1000 projetos em parceria com o setor produtivo, totalizando R﹩ 1,5 bilhão em investimentos.

Exemplos de projetos

• Robô Snake: Desenvolvido na Unidade EMBRAPII – ISI Laser, é uma parceria com a multinacional General Motors para solucionar uma demanda de inspeção de soldas na linha de montagem. O robô é capaz de alcançar pontos de difícil acesso.

• Software para drone de monitoramento agrícola: Desenvolvido na Unidade EMBRAPII – Fundação Certi, é uma parceria com a startup Horus, a tecnologia embarcada no drone é capaz de identificar doenças, infestações ou falta de nutrientes na lavoura.

• Satélite nacional: Parceria da Unidade EMBRAPII – ISI Embarcados e a empresa Visiona, o satélite com tecnologia brasileira irá coletar dados e imagens, que serão enviadas à uma estação de controle em terra, estipulada pelas empresas parceiras no projeto-piloto.

• Inovação para ar-condicionado: A tecnologia, desenvolvida pela Unidade EMBRAPII – Polo/UFSC, em parceria com a VMG Aires, vai aperfeiçoar a performance do sistema de condicionamento de ar em transporte coletivo, além de aumentar o conforto térmico dos passageiros, reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

• Armazenamento de Energia: Sistema de Armazenamento de Energia em pacotes modulares de Baterias de Íons de Lítio. A parceria para o desenvolvimento da tecnologia é da Unidade EMBRAPII – IFSC com a empresa LUG Pesquisa e Desenvolvimento.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)