Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) aponta que Santa Catarina já desenvolveu 90 projetos

Levantamento divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) aponta que Santa Catarina já desenvolveu 90 projetos de inovação em parceria com a entidade.

As novas tecnologias foram viabilizadas nas cinco Unidades EMBRAPII (como são chamados os institutos de pesquisa credenciados na rede) instaladas no estado: IFSC, Polo UFSC, Fundação Certi, ISI Laser e ISI Embarcados.

Os investimentos somam R﹩ 225,35 milhões beneficiando 76 empresas de diferentes portes e segmentos, 38 delas de fora do estado.

A EMBRAPII é uma organização social que tem contrato de gestão com o Ministério da Educação (MEC), de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Saúde. Em seis anos de operação, já apoiou, no desenvolvimento, acompanhamento e financiamento, quase 1000 projetos em parceria com o setor produtivo, totalizando R﹩ 1,5 bilhão em investimentos.

Exemplos de projetos

• Robô Snake: Desenvolvido na Unidade EMBRAPII – ISI Laser, é uma parceria com a multinacional General Motors para solucionar uma demanda de inspeção de soldas na linha de montagem. O robô é capaz de alcançar pontos de difícil acesso.

• Software para drone de monitoramento agrícola: Desenvolvido na Unidade EMBRAPII – Fundação Certi, é uma parceria com a startup Horus, a tecnologia embarcada no drone é capaz de identificar doenças, infestações ou falta de nutrientes na lavoura.

• Satélite nacional: Parceria da Unidade EMBRAPII – ISI Embarcados e a empresa Visiona, o satélite com tecnologia brasileira irá coletar dados e imagens, que serão enviadas à uma estação de controle em terra, estipulada pelas empresas parceiras no projeto-piloto.

• Inovação para ar-condicionado: A tecnologia, desenvolvida pela Unidade EMBRAPII – Polo/UFSC, em parceria com a VMG Aires, vai aperfeiçoar a performance do sistema de condicionamento de ar em transporte coletivo, além de aumentar o conforto térmico dos passageiros, reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes.

• Armazenamento de Energia: Sistema de Armazenamento de Energia em pacotes modulares de Baterias de Íons de Lítio. A parceria para o desenvolvimento da tecnologia é da Unidade EMBRAPII – IFSC com a empresa LUG Pesquisa e Desenvolvimento.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina