Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Empresa de Itajaí se reinventa na pandemia e quadriplica número de produção ao participar de programa do Sebrae/SC

O programa Agentes Locais de Inovação (ALI) é uma iniciativa do Brasil Mais, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto.

Há quase treze anos produzindo artesanato e peças em MDF, a empresa Art Laser, de Itajaí, se viu com as portas fechadas diante da pandemia da covid-19. Com os boletos acumulando e os pedidos rejeitados, o proprietário Pedro Reis Junior resolveu que seria a hora de se reinventar. Em junho de 2020 iniciou a produção de barreiras salivar em acrílico, para ser utilizada como proteção contra o coronavírus nos estabelecimentos da região, além de caixas e peças variadas no material. Neste mesmo período, a esposa Rafaella Reis, teve um insight com mesa posta utilizando utensílios feitos de madeira pinus. Foi então que o casal também começou a produzir porta-guardanapos, porta-copos e tábuas personalizadas.

Com a divulgação e parceria com influenciadoras digitais na região, a empresa obteve sucesso de vendas já nos primeiros meses. “Terceirizamos umas peças, colocamos à venda e começamos a receber muitos pedidos. Mas, junto com eles, vieram os problemas. Estávamos perdidos em meio a tanta procura e não estávamos dando conta da separação de pedidos, organização e corte dos produtos, o que resultou em muitos atrasos. Foi então que um amigo nos apresentou o programa do Sebrae e sabia que ele só iria somar ao meu negócio”, conta Pedro.

Diante dos problemas de gestão, a empresa resolveu participar do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae/SC, com a consultoria da Agente Local Luciane Paes Scheuermann. Durante o processo foi implementado Ordens de Produção no local, trazendo melhoria no fluxo das operações, com definição das atividades e responsabilidades de cada colaborador. O sucesso foi tão grande, que durante os meses de consultoria, o faturamento da empresa aumentou em 17,5%, houve quitação de dívidas, investimentos em máquinas e equipamentos de corte, contração de funcionários passando de 5 para 8 operadores, além de quadruplicar as peças produzidas internamente, que passou de 200 para 800 por dia.

“Recebemos a Luciane com muita esperança e muita vontade de mudanças. Começamos o programa e em cada reunião nossa cabeça se abria para algo novo e uma ideia que poderíamos trazer para nossa empresa. Levamos muito a sério e colocamos em prática tudo que vínhamos recebendo da consultoria. Resolvemos comprar um equipamento de CNC Router para produzir nossas peças e no mês de março de 2021 aumentamos nossa produção. Até hoje estamos reinvestindo tudo que ganhamos com as vendas em varejo e atacado em melhorias e funcionários. Foi um canal de bençãos em nossa vida”, destaca Pedro.

Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

O Programa ALI é realizado desde 2011, e integra o projeto Brasil Mais, do Governo Federal, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, oferecendo uma orientação proativa e personalizada. Além disso, oportuniza a implementação de práticas inovadoras, identificando estágios de inovação para ampliar os negócios a partir das perspectivas dos clientes.

O empresário será acompanhado por um Agente Local de Inovação no período de quatro meses, que irá compreender a realidade da empresa e auxiliar na implantação de ações inovadoras, orientando novas fontes de receita para que se tornem competitivos no mercado. Podem participar empresas nas áreas de serviços, indústria, comércio e tecnologia, através do site: www.gov.br/brasilmais. Mais informações pelo telefone do Sebrae Itajaí: (47) 3390-1400 ou no telefone do Sebrae de Brusque: (47) 3351-3701.

Posts Relacionados

Porto de Itajaí poderá receber novo Operador Portuário em sua área pública

Rótula da rua Estefano José Vanolli vai desaparecer

Sábado tem Café com Artistas na Univali e oficina no Salão de Artes

Unimed Litoral contrata técnicos de ressonância e tomografia, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos

Embarcações já podem se inscrever para o 11º Juntos pelo Rio em Itajaí

Domingo (17) tem ‘Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau’ no Teatro Municipal de Itajaí

Itajaí confirma mais três mortes por dengue

Prefeitura lança novo inventário turístico de Navegantes

Obras da rede de esgoto em Penha avançam para trazer benefícios à comunidade

Representantes da Hyundai Motor Group e Hyundai Motors do Brasil visitaram o Porto de Itajaí