Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Empresários de Caibi asseguram empregos para reduzir impactos da pandemia

Manter empregos, mesmo com queda no faturamento e paralisação temporária das atividades, é a decisão dos empresários de Caibi, no extremo oeste catarinense.  Essa opção foi revelada pela pesquisa online sobre os impactos econômicos da pandemia da Covid-19 no município realizada pela Sala do Empreendedor de Caibi. A estrutura faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Conforme o levantamento, 87% afirmaram que não precisaram demitir funcionários em função das consequências econômicas da pandemia, enquanto que 6,5% demitiram e 6,5% fizeram novas contratações. Considerando o cenário atual de incertezas, os gestores antecipam a manutenção dos postos de trabalho no município, pois 67,4% não pensam em demitir, 26,1% analisam a possibilidade e 6,5% pensam em desligar colaboradores nos próximos meses.

A redução no faturamento das empresas nos meses de março e abril foi sentida por 84,8% dos empresários caibienses, enquanto que 15,2% mantiveram as receitas. Das empresas que tiveram queda nos rendimentos, a maioria (22,5%) informou atingir 21%. Quanto aos financiamentos bancários para manter as atividades, 69,6% dos empresários declararam que não precisaram acessar crédito, enquanto que 30,4% recorreram a essa opção. Dos empreendedores que utilizaram, 43,8% foram para pagamento de fornecedores, 25% para capital de giro e 18,8% para folha de funcionários.

Participaram do levantamento, finalizado no dia 29 de maio, 46 empresários, 37% deles microempreendedores individuais e 32,6% microempresas dos setores de prestação de serviços 43,5%, comércio varejista 43,5% e indústria 10,9%. Dos participantes, 78,3% se enquadram em atividade não essencial e precisaram parar as atividades no período estabelecido pelo Governo Estadual, enquanto que 21,7% mantiveram o funcionamento.

Essas respostas foram fundamentais para o Poder Público planejar ações de enfrentamento da crise, como a elaboração de consultorias e oficinas gratuitas. Conforme o levantamento, as principais demandas referem-se a comércio online 32,6%, gestão financeira 26,1%, marketing digital 23,9% e acesso às linhas de crédito 15,2%.

“A primeira ação pós-pesquisa está prevista para os dias 11 e 12 de junho, com as consultorias gratuitas de 20 horas para dez empresas na área de marketing digital e vendas online, ministradas pela instrutora credenciada ao Sebrae/SC Veridiane Endress”, antecipa a diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Claudia Rigotti Biasi.

Os canais eletrônicos de contatos da Sala do Empreendedor de Caibi são telefone e WhatsApp (49) 9 9971-0502 e o e-mail saladoempreendedor@caibi.sc.gov.br.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)