Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Empresas de Brusque podem utilizar tecido repelente de mosquitos

Imagine poder vestir uma roupa que irá lhe proteger da picada de alguns mosquitos que causam doenças como malária, dengue, febre amarela, entre outras, sem a necessidade de usar cremes repelentes. A ideia, já desenvolvida em muitos países e por muitas empresas foi apresentada à diretoria da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampebr) e para colaboradores da empresa RenauxView, pelo CEO norte-americano e designer chefe da Moskeeto Armor, Robin Crespo, na semana passada. Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre testes, a eficácia do produto, bem como amostras de roupas desenvolvidas com os tecidos especiais.

A empresa realiza há oito anos realiza pesquisas no desenvolvimento de fios e tecidos que tem até 90% de eficácia na prevenção de picadas de insetos. Com o uso de tecnologias em seu desenvolvimento, os produtos foram testados na região da cidade Lagos, na Nigéria (África) e testados inclusive em crianças, em comunidades que possuíam 95% de índice de infecção de malária. De acordo com o responsável pela empresa, os resultados dos produtos foram positivos e reduziram em até 90% a reincidência da doença. “Temos a ideologia que se você previne a picada, você previne as doenças. Nossos tecidos foram testados em crianças e comprovados por diversas organizações internacionais. Por exemplo, os coreanos fizeram uniformes para suas equipes que irão participar das Olimpíadas, entretanto os resultados dos testes não comprovaram a eficácia. E tantos nossos tecidos como os fios que desenvolvemos tem a proteção de longa duração, já que o tecido é tratado”, explicou Crespo. Os fios e tecidos são tratados com Permethrin e outros fixadores, que através de métodos específicos e tecnologias garantem a eficácia e durabilidade do produto.

Acesso ao mercado brasileiro

Segundo o CEO, o Brasil nunca esteve em seus planos de atuação, entretanto com a epidemia de zika no país iniciaram as solicitações para que o produto pudesse ser disponibilizado. Sobre a prevenção contra o Aedes aegypti, a empresa realizou teste contra a dengue e a febre amarela e também teve resultados positivos. “O produto foi certificado em 92% de eficácia para combater e repelir o Aedes. Além disso, os mosquitos dessa espécie morrem 24 horas depois após ter contato com o tecido. Tecido este que não precisa ser voltado apenas para roupas, mas também para cortinas, sofás, roupas de cama, entre outros”, ressaltou. Testes com o vírus da zika já foram feitos, mas devem ser desenvolvidos no país e a empresa também está em negociação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os trâmites legais do desenvolvimento do produto no Brasil.

Ao longo do encontro, foram esclarecidas dúvidas sobre o produto, em especial sobre o acesso das empresas da região para a aquisição e também sobre a possibilidade de produção deste tipo de tecido no país. “Inicialmente as empresas interessadas precisariam importar, tanto o fio como os tecidos. Em seguida seria necessário elas terem a certificação para a venda desses produtos, o que também seria a garantia dos mesmos, já que como indústria temos a responsabilidade de colocar produtos no mercado que salvam vidas”, completou Crespo.

Interesse para a região

Para a vice-presidente da Ampebr, Aparecida Leite, este foi o primeiro passo para se discutir futuras parcerias da entidade com a empresa, o que poderá permitir que os associados da entidade disponibilizem para seus clientes produtos diferenciados. “Temos o papel importante enquanto entidade de nos preocuparmos com os nossos clientes. E é muito bom podermos vender um produto que agrega benefícios e eles, em especial para a área da saúde”.

O gerente de Marketing da RenauxView, Roberto Sander avaliou a possibilidade de parcerias. “O produto é muito interessante e é necessário vermos as possibilidades e o funcionamento do mesmo. A filosofia deles é prevenir doenças e acredito que ao realizar parcerias com uma associação ou várias empresas juntas será mais fácil e rápido de ocorrer esse acesso ao mercado brasileiro”, completou.


Tecido repelente

A Moskeeto Armor é uma companhia de engenharia têxtil que cria tecidos exclusivos que são projetados, testados para repelir mosquitos. Os tecidos são certificados de acordo com as especificações da Organização Mundial da Saúde e mantém sua eficácia em até 50 lavagens.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)