Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Encadeamento Produtivo: metas cumpridas e novos desafios para 2018

Encadeamento Produtivo: metas cumpridas e novos desafios para 2018

As ações do “Encadeamento Produtivo – Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” foram um sucesso em 2017. A avaliação foi feita nessa semana durante reunião da governança do programa, formada por representantes de entidades parceiras e de cooperativas, na sede do Sicoob, em Chapecó. Considerado o maior projeto voltado ao agronegócio do País, o objetivo é desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos.

Segundo o coordenador dos programas de qualidade da Aurora, Joel Pinto, e a analista técnica do Sebrae/SC, Joselita Tedesco, neste ano foram atendidas 1.924 empresas por meio do programa. A iniciativa incluiu a promoção de 35 turmas dos cursos De Olho na Qualidade e Qualidade Total Rural, 23 turmas do curso Gestão da Qualidade Total Rural, mais de 20 do Times de Excelência, além de cinco capacitações ‘Na Medida’, 23 treinamentos com foco para a sustentabilidade e mais de 13.000 horas de consultoria. Também ouve participação de 13 empresas do projeto em feiras, 60 missões empresariais, consultorias e clínicas tecnológicas via SebraeTec, painel de oportunidades, além de 56 palestras e seminários.

Além dos resultados expressivos obtidos nas propriedades rurais por meio das ações do projeto, outro avanço importante marcou o ano de 2017: as estratégias para a nacionalização do Encadeamento Produtivo que deverá ser formalizada no início do ano que vem. A solução, que será levada aos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, foi motivo de várias reuniões no decorrer de 2017, entre representantes do Sebrae/SC, Sebrae/RS, Sebrae Nacional, Cooperativa Central Aurora e das cooperativas filiadas.

A gestora estadual do Programa, Josiane Minuzzi, enfatiza que a reunião também oportunizou discutir as boas práticas para colocar em um documento para ser utilizado nos próximos projetos.  “A ideia é que tenhamos à disposição um modelo que já foi testado para que os Estados que aderirem ao projeto possam percorrer o caminho de forma mais tranquila e assertiva”.

Sobre os resultados do projeto, Josiane avalia positivamente ao mencionar que a equipe trabalhou com comprometimento e que as cooperativas abraçaram mais uma vez a causa. “Encerramos o ano com muitas conquistas a comemorar e novos desafios para 2018. Uma das questões que nos norteia é a quantidade de missões que recebemos de outros estados anualmente para conhecer o modelo aplicado aqui. Isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo”.

Aliada a esses resultados, o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, aponta a evolução nas articulações para a concretização da Conexão Transfronteiriça – a nova Rota do Milho que trará benefícios aos integrantes do projeto e toda a cadeia produtiva do segmento de aves e suínos.

A Rota do Milho tem por objetivo trazer o grão do Paraguai, via Argentina, até o Oeste de Santa Catarina. Essa iniciativa permitirá reduzir os custos de produção, pois atualmente parte do milho consumido no Estado vem do Centro-Oeste. Os esforços para a concretização da Rota do Milho resultam de uma articulação obtida com o envolvimento da executiva Núcleo de Integração da Faixa de Fronteira (NFSC), do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para o Oeste de SC com o Bloco dos Prefeitos do Mercosul (BRIPAM),  Associações dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, FACISC, FIESC, ACAV, Fecoagro, Assembleia Legislativa, Agências de Desenvolvimento Regional  com apoio técnico do SEBRAE/SC e outros parceiros.

Entre as conquistas da Rota do Milho até o momento estão a balsa com tripulação argentina, a assinatura do documento que, entre outros aspectos, reduzirá burocracias entre os Países, além da formação do Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul (BRIPAEM) – primeira Associação Público e Privada entre prefeitos e empresários.  O desafio agora é obter a autorização para viabilizar a Rota do Milho.

CONFIRA DEPOIMENTOS SOBRE O ENCADEAMENTO PRODUTIVO 

O presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, ressalta que é clara a importância do programa, que os produtores estão aceitando a proposta e estão aplicando os conhecimentos na propriedade. Segundo ele, os associados que participam dos treinamentos do projeto se sobressaem. “Eles têm produtividade melhor e a qualidade de vida melhora dia após dia. Em visita aos produtores rurais percebemos com muita alegria o crescimento de uma propriedade organizada, bonita e com tudo nos seus devidos lugares. É uma diferença do dia para a noite. Queremos continuar e reforçar a parceria para contribuir com esse trabalho e para que tenha sustentabilidade”.

Gilda Valente é comunicadora da Cooperitaipu e responsável por acompanhar os programas de qualidade na cooperativa. Ela realça que a parceria continuará em 2018 visando dar continuidade a esse atendimento aos associados. “Tivemos em 2017 sete edições do QT Rural e duas edições do De Olho na Qualidade e observamos muitos jovens na sucessão familiar. É uma qualificação indispensável para quem quer continuar na propriedade e progredir, investindo e analisando os resultados, os lucros, as perdas, entre outros aspectos”.

A coordenadora dos programas de qualidade na Copérdia, Nésia do Amaral, lembra que a cooperativa atua com o projeto desde 1998. “Fomos aumentando gradativamente a parceria e hoje estamos com 13 programas (nove De Olho e três QTs). Em 2017, superamos nosso objetivo em número de produtores e em número de participação”.

Para 2018, a atuação será ainda maior. “Vamos trabalhar no Paraná e as expectativas são as melhores porque o produtor está aceitando mais as mudanças e percebendo que os programas de qualidade vêm de encontro à necessidade que eles têm na propriedade”, assinala Nésia.

A gerente da coordenadoria regional norte do Sebrae Rio Grande do Sul, Silvana Berguemaier, lembra que a parceria já está consolidada em função da atuação da Aurora  no Estado. “A parceria com a Aurora, suas filiadas e demais parceiros do projeto é importante porque atendemos um grande número de produtores. Trabalhar tanto a organização das propriedades, quanto a gestão é fundamental porque é possível dar uma noção empresarial para estes produtores atendidos por meio da parceria que no Rio Grande do Sul já ocorre há cerca de sete anos”.

O resultado, de acordo com Silvana, é expressivo.  “Capacitamos de 10 a 15 turmas por ano, sempre em parceria com as cooperativas integradas. Com essa ação, atingimos um grande número de produtores. Temos também outros projetos no agronegócio, mas esses produtores não são os mesmos atendidos pelo Encadeamento Produtivo. Dessa forma, conseguimos trabalhar com um número significativo de produtores rurais na região”.

Conforme o coordenador dos programas de Qualidade da Aurora, Joel Pinto, historicamente as propriedades vêm evoluindo e aplicando inovações. “Entre os avanços está o fato das famílias analisarem a viabilidade das empresas rurais, o que contribuiu para reduzir a evasão do campo, pois os filhos têm percebido que é possível ter uma boa renda e viver bem. O grande diferencial de sucesso deste programa é que ele trabalha a mudança de comportamento das pessoas e isso é o que faz a diferença”.

O mentor do Programa Qualidade Total Rural e o De Olho na Qualidade, Celso Zarpelon, lembra que os projetos eram voltados às empresas urbanas. “Adaptamos de forma inédita para as empresas rurais. Isso ocorreu em uma época em que as pessoas não acreditavam que um programa de qualidade pudesse dar certo para o produtor, mas a iniciativa mostrou que ele tem senso de mudança e isso é somente uma questão de oportunidade”, finaliza.

ENCADEAMENTO PRODUTIVO EM SC

Destinado às micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas, o Encadeamento Produtivo é a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, realizado desde 1998 e que beneficiou mais de 35 mil produtores rurais. A iniciativa contempla os programas De Olho na Qualidade, QT Rural, Times de Excelência e Sustentabilidade Aplicada a Pequenos Negócios, além de cursos e consultorias destinados aos fornecedores da cadeia produtiva na área urbana.

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” é desenvolvido com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil, Coopercampos, Camisc, Cocari, Cotrel, Coasgo, além do Sicredi/RS

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público