Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

Encontro de colecionadores faz Fla “resgatar raízes” e pensar no museu

Neste sábado, após homenagem a Jayme de Carvalho, fundador da Charanga, a Gávea respirou ares de nostalgia mais uma vez. No Salão Nobre do clube, foi realizado o Primeiro Encontro de Colecionadores de itens relacionados à história do Flamengo. Camisa de Adílio usada na conquista de Mundial, diversos troféus restaurados, uniformes, jornais, selos e medalhas foram expostos por 22 rubro-negros em evento organizado pelo Patrimônio Histórico do Fla.
A exposição foi proporcionada por doações de flamenguistas, já que não há orçamento previsto para o Patrimônio Histórico. Ídolos como Nunes e Adílio, ex-presidentes e grandes beneméritos marcaram presença no Salão Nobre Gilberto Cardoso. Além das peças doadas, ídolos como Zico, Luísa Parente e Evaristo de Macedo contribuíram com imagens de suas respectivas carreiras. Vídeos do Canal 100, parceiro do clube nessa ação, eram exibidos enquanto torcedores passeavam a fundo pela história rubro-negra. O Museu de Imagem e Som (MIS) também teve papel importante no evento. Era normal observar torcedores posando com a faixa de campeão do mundo, título conquistado em 13 de dezembro de 1981.
Responsável pelo Patrimônio Histórico do Flamengo, pasta cujo vice-presidente é Roberto Diniz, o rubro-negro Daniel Rosenblatt comemorou o sucesso do encontro, pois a exposição recebeu muitos visitantes. Além disso, Rosenblatt tratou o acontecimento como uma oportunidade de se resgatar raízes do clube e mostrar o potencial para a construção de um museu futuramente.
– Na gestão Eduardo Bandeira de Mello, recriou-se a vice-presidência de Patrimônio Histórico, extinta anos atrás. O Estatuto do Flamengo foi modificado para ter como objetivo não só os resultados esportivos, mas também o incentivo da propagação da cultura rubro-negra. A partir daí estamos começando um trabalho de desenvolvimento do departamento contratando estagiários de História e Museologia para que comecemos o trabalho de catalogamento e armazenamento do acervo do clube. Nesse ínterim, já conseguimos restaurar diversos troféus, desde remo, pugilismo e vôlei ao futebol. Hoje (sábado) é mais uma etapa com a realização do encontro, cujo objetivo é a demonstração e o resgate das nossas raízes para que os torcedores apreciem uniformes, troféus e medalhas. Trouxemos a equipe sub-15 de futebol para conhecer nossa história. O grande objetivo é resgatar essa época vitoriosa – disse Rosenblatt.
A variação de peças era tão grande que foram expostas camisas até de jogadores cuja a trajetória no Flamengo não foram de muito sucesso, como por exemplo o caso da número 11 de Lucas Mugni, atualmente emprestado ao Newell’s Old Boys.
Rosenblatt acredita que o Primeiro Encontro de Colecionadores de peças do Flamengo pode ser um ponto de partida para a construção do tão sonhado museu rubro-negro.
– O encontro é um cartão de visitas do potencial que temos para chegar a um museu. Estamos tentando resgatar o passado.
Os responsáveis pelo Patrimônio Histórico do Flamengo divulgaram telefones para torcedores interessados em fazer doações: (21) 2159-0254 e 2159-0204.
Daniel Rosenblatt posa perto de troféus restaurados pelo Patrimônio Histórico (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com)
Daniel Rosenblatt posa perto de troféus restaurados pelo Patrimônio Histórico (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com)
Durante o evento, o hino do Flamengo era frequentemente executado. O presidente Eduardo Bandeira de Mello, após inaugurar a placa alusiva aos 40 anos da morte de Jayme de Carvalho, esteve presente no Salão Nobre Gilberto Cardoso.
Embora a exposição tenha sido majoritariamente composta por itens relacionados ao futebol, uniformes de outras modalidades foram mostrados pelos colecionadores. Um deles, aliás, tinha uma coleção restrita a camisas do time de basquete.

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior