Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

* Leonardo Chucrute é Diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum 

 

É muito comum se distrair enquanto estamos estudando. Quando estamos em casa, a mãe ou o irmão chama, o cachorro late querendo brincar ou a televisão ligada faz a gente dar aquela olhadinha e acabar perdendo o foco nos estudos. A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), somando os dois dias de prova, dura dez horas e meia. Então, para ter um bom desempenho é necessário ter foco.

 

Muitas pessoas não sabem, mas a concentração é algo que a gente desenvolve. Nós, seres humanos, somos multifocais. Desde a pré-história, tínhamos que estar atentos a tudo. Hoje, continuamos a ter nossa atenção dispersa, uma vez que somos bombardeados por informações. Mas, claro, temos que ficar atentos, porque há momentos importantes, como os estudos, que exigem nosso foco completo.

 

Em primeiro lugar, é muito importante planejar sua rotina. Pode parecer óbvio, mas, ao se organizar, você consegue aumentar o seu foco. Então, separe seus horários e determine suas tarefas para assim conseguir se concentrar melhor. Crie hábitos, planeje tudo com auxílio de agendas, planners ou aplicativos.

 

Outra dica é que é preciso ter cuidado com a sobrecarga. Ninguém é de ferro e se tem uma coisa que tira o foco é o cansaço. Então respeite seus limites. Separe entorno de duas horas para estudar aquela matéria e mais uma hora para fazer exercícios. A terceira técnica é fazer pausas. Entre uma matéria e outra, é importante que pare um pouco para respirar. Nesse momento, o cérebro absorve mais o que você aprendeu. Beba água e relaxe um pouco para voltar com mais foco para os estudos.

 

Exercitar-se, é mais uma coisa que você deve fazer. É importante que separe um momento para se alongar, fazer uma meditação, esfriar a cabeça. O exercício é bom tanto para o seu físico quanto para o mental. Mais uma dica é encontrar seu método de estudo ideal. Não adianta alguém te indicar fazer mil exercícios de matemática, quando você aprende só de ver vídeos. Então, teste diversas formas de estudar e veja com qual aprende mais e da melhor forma.

 

A última técnica é aproveitar a tecnologia. O Youtube e o Instagram têm vídeos e perfis dedicados para como se sair bem em provas e no Enem. Aproveite o celular e o computador para usar as redes sociais para estudar e aprender mais. Só tome cuidado para não se distrair e passar mais tempo vendo vídeos ou fotos e se distraindo do objetivo principal de tirar uma boa nota no Enem.

 

Não desanime dos seus objetivos porque isso também pode tirar o seu foco. Cabeça erguida. Lembre-se sempre que o seu amanhã depende do que você faz agora. Dedique-se e estude, pois o resultado vem.

 

(*) Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.

Posts Relacionados

Moda crochê: confira como explorar as peças de forma elegante e jovial

Diário da Cidade

Starbucks lança 5 sabores inéditos de Frappuccino® em edição limitada para comemorar seu 15º aniversário no Brasil

Diário da Cidade

Dia das Bruxas: dicas de decoração DIY para deixar o Halloween da sua casa mais assustador e divertido

Diário da Cidade

Pessoas trans podem ter câncer de mama?

Diário da Cidade

Programação de Natal em Balneário Camboriú começa em novembro

Projeto Conexões Urbanas oferece atividades de dança gratuitas

Iate Marine estará no São Paulo Boat Show 2021

Escola de Gastronomia Chef Gourmet está com matrículas abertas em Brusque

Ansiedade de final de ano?! Veja dicas para não brigar com o seu parceiro(a) na conciliação das festas de final de ano e recesso de trabalho

Diário da Cidade

Outubro rosa: castração é a melhor forma de prevenir câncer de mama nos pets

Diário da Cidade

SOUQ expande suas lojas físicas e chega ao Balneário Shopping

Mercadão dos Óculos inaugura unidade em Santo Antônio do Monte

Diário da Cidade

Temporada Gastronômica Costa Esmeralda recebe selo de Origem de Produtos de Santa Catarina

Diário da Cidade

Lojas e administração do Porto Belo Outlet Premium abrem 60 vagas fixas e temporárias de emprego

Hard Rock estreia brunch à la carte com preços a partir de R$ 9,90

Diário da Cidade

A magia do cinema segue inabalável no Itajaí Shopping

Diário da Cidade

Modelo ganha o mundo com OnlyFans

Até domingo (24) médicos têm entrada gratuita no Oceanic Aquarium, Classic Car Show em Balneário Camboriú e no Museu do Automóvel de Pomerode

Outubro Rosa: Procuradoria da Mulher e Rede Feminina promovem ‘Roda de Conversa’

Lollapalooza Brasil fecha assessoria de imprensa para edição de 2022 com a agência Trovoa Comunicação