Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Enem: Como se preparar e o que estudar na reta final?

* Leonardo Chucrute é Diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum

 

Estamos a poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A postura do candidato daqui para frente é crucial para que esteja preparado para responder às 180 questões objetivas e ter bom desempenho na redação. Lembrando que a prova será realizada nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão digital quanto na impressa.

 

Nessa reta final, recomendo que estude utilizando os fichamentos e resumos que já tem. Concentre-se nos assuntos que tem mais incidência no exame. Nesse período, é fundamental ter equilíbrio e analisar um pouco de cada matéria, em torno de uma hora e meia. Ficar focado muito tempo em um só conteúdo pode levar ao cansaço e ser improdutivo.

 

Treine fazendo provas anteriores para aprender a administrar o tempo. Dessa forma, vai se sentir mais familiarizado e à vontade com o exame. Tenha atenção especial com a matemática, essa é a única disciplina em que 100% das questões é de uma área de conhecimento.

 

Lembre-se da importância de tirar uma boa nota na redação, já que ela pode ser decisiva na classificação em concursos concorridos e recebe um grande peso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Certifique-se de que está craque em relação aos temas cobrados e na estruturação do texto. Busque na internet pelas redações nota 1000, assim pode tê-las como referência para criar o seu padrão para fazer a redação.

 

Outra dica para esse momento é tentar ter noites de sono tranquilas. Busque dormir bem. Os médicos orientam ter oito horas de sono. Atentem-se também à alimentação, pois ela influencia no bom rendimento. Coma alimentos saudáveis e que não sejam pesados, para não passar mal no dia da prova.

 

Após um ano letivo carregado de incertezas, o nervosismo e a insegurança podem ser vilões e atrapalhar os estudantes trazendo mais ansiedade. É natural se sentir assim, até porque a pandemia trouxe novos desafios. Tenha calma e tranquilidade para fazer o exame. Atividades físicas podem te ajudar a relaxar e esfriar a cabeça. O exercício é bom tanto para o físico quanto para o mental. Pense positivo: você se preparou e tudo vai dar certo.

 

(*) Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)