Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

ENEM: confira dicas e se prepare para o maior vestibular do Brasil

Especialista em educação ressalta a importância de dedicar uma parte do tempo para os estudos e outra para descansar

As inscrições para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 estão abertas e os estudantes devem ficar atentos, este ano o exame será aplicado em duas versões: dias 1 e 8 de novembro (presencial) e nos dias 22 e 29 de novembro (digital), o aluno deve escolher na hora da inscrição por uma das opções.

Com a confirmação das datas mantidas pelo Inep, é hora de montar um cronograma para incluir o estudo diário na rotina. “Estabelecer o hábito é fundamental para otimizar os estudos. Neste momento é importante estabelecer horários para estudar todos os dias da semana”, ressalta Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP e coordenadora do setor pedagógico do Kumon.

A redação continua sendo um dos principais focos do exame e o peso da pontuação conquistada serve como critério de desempate em algumas universidades pelo país. Além disso, quem tira nota zero já está automaticamente fora do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Por isso, alerta Mariana, “é importante aproveitar o tempo para treinar a escrita”.

Para ir bem neste quesito, faça muitos textos no decorrer dos dias. Acompanhar os noticiários, ler jornais e revistas, ficar atento aos principais acontecimentos até o final do ano também podem ajudar na hora de construir argumentos e desenvolver o tema.

Fique atento também aos critérios que podem zerar a nota: não inclua frases que desrespeitem os direitos humanos; não obediência a estrutura baseada no modelo dissertativo-argumentativo; número mínimo de linhas redigidas, que não deve ser menos do que sete. “Também não é recomendado fazer desenhos, assinar ou rubricar fora do local apropriado, copiar textos (sem citação ou se houver menos de 7 linhas originais), fugir do tema proposto e deixar a folha em branco (claro!)”, diz Mariana.

Ainda de acordo com Mariana, outro ponto a ser levado em consideração é a administração do tempo para realização da prova, que deve ser trabalhada durante todo o processo de preparo para o vestibular. Determinar hábitos, horários e sequências de atividades contribui muito para a capacidade de concentração, que é a chave para concluir a prova dentro do tempo proposto.

Ela destaca também que em uma rotina pesada de estudos como o preparo para o vestibular, a leitura de livros (e os filmes) pode, inclusive, ser uma “válvula de escape”, um respiro em meio a exercícios da área de exatas, por exemplo: “é fundamental intercalar os estudos com momentos de lazer. O cansaço prejudica o aprendizado. Inclua intervalos regulares entre os períodos de estudo, descansar também faz parte da preparação para o teste”, completa.

Posts Relacionados

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento

Rio do Sul recebe a II Mostra Itinerante do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

T.T. Burger chega a Porto Alegre

Outback oferece pratos especiais para o feriado de Páscoa

Festival Cidade Aberta traz Dia Mundial da Criatividade para a comemoração dos 130 anos de Palhoça