Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Energia Solar acessível aos catarinenses

Todos nós, em certo momento, nos preocupamos em como o mundo estará em alguns anos. Ainda haverá água potável e energia suficiente? Por quanto tempo? Perguntas que encontram respostas nas nossas ações. Como nos comportamos com o meio-ambiente é o que dita até quando teremos a possibilidade de viver bem. Por isso, precisamos mudar nossos hábitos, poluindo menos e aproveitando melhor o que a natureza nos oferece.

O Brasil, por exemplo, tem como principal fonte de energia as usinas hidrelétricas. Elas causam enorme impacto ambiental, inundam florestas e prejudicam a vida animal. E, na contramão dos avanços tecnológicos e do enorme potencial natural que dispomos, se investe pouco na energia solar. Na Alemanha, uma das maiores produtoras de energia fotovoltaica, a região mais ensolarada recebe até 40% menos radiação do que as áreas brasileiras com menos sol. Este tipo de energia é totalmente limpa, renovável e não causa danos ao ecossistema.

Por conta disto, até 2050 a energia solar deve corresponder a cerca de 11% da oferta mundial. Porém, para que esse potencial seja aproveitado também aqui algumas iniciativas são fundamentais. É necessário que as pessoas possam ter acesso facilitado a este tipo de tecnologia, tornando viável a aquisição e instalação destes equipamentos.

Energia Solar acessívelNeste sentido, Santa Catarina dá um passo importantíssimo, reforçando o pioneirismo da nossa região. Desde o final de abril é possível adquirir equipamentos e tecnologia para captação de energia solar para residências e empresas em Florianópolis. A parceria entre o Sistema Unicred e as empresas Quantum Engenharia e Settasul permite que cooperados tenham acesso à energia solar, financiando o valor total em até 84 meses, economizando na fatura de energia elétrica e protegendo o meio ambiente. Esta é a primeira vez que um crédito deste tipo é disponibilizado no Brasil.

Uma boa notícia que oferece duas grandes vantagens: reduzir gastos com a conta de energia elétrica substancialmente, além de produzir a própria energia, com a força do sol e, principalmente, sem prejudicar o meio-ambiente.

Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia

Posts Relacionados

Programa ajuda micro e pequenos empresários na gestão de seus negócios

Balanço positivo: Instituto Guga Kuerten atende mais de 100 mil pessoas em 21 anos

Senar/SC oferece mais de 380 cursos gratuitos para o meio rural em junho

UniSul está entre as universidades brasileiras que mais contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Programa Qualifica SC capacitará 5 mil trabalhadores para o mercado formal

Primeiro round do Arena CELTA dá a largada para formação de novas startups catarinenses

Parque Tecnológico INAITEC é finalista de projeto da FINEP

Parceria inédita entre surfistas, pescadores e prefeitura durante a abertura Circuito Surf Talentos Oceano 2022

MPF/SC lança projeto que transforma geladeiras sem uso em Livrotecas

Procura pela versão da CNH também em formato digital aumenta 40% em Santa Catarina