Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Energias renováveis são aliadas dos produtores rurais

Energias renováveis são aliadas dos produtores rurais

O investimento na energia solar preza pela economia e sustentabilidade, poupando até 95% nas tarifas mensais

 

A economia é o principal fator que influencia no crescimento de qualquer área de atuação. Por isso, as usinas já migram da tradicional geração elétrica para a geração de energia solar, mais econômica e sustentável. A Fetaesc, que atende 227 municípios do Estado, junto com a Quantum, catarinense no setor de soluções de energia fotovoltaica, leva esta alternativa do mercado para os produtores rurais. A Quantum engenharia comemora a parceria com a Fetaesc (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina). O objetivo deste compromisso é auxiliar os agricultores no desenvolvimento do próprio negócio.

 

De acordo com o vice-presidente da Fetaesc, Adriano da Cunha, o principal motivo da Federação com essa nova parceria, é ser além de um catalizador de um processo de energia renovável no meio rural, uma fonte de renda a mais para os agricultores.

 

Um fator que muitos consumidores desconhecem é que esta modalidade é acessível e econômica. O produtor rural tem acesso às melhores linhas de financiamento do mercado através do PRONAF ECO. O cliente pode investir nos painéis fotovoltaicos em até 12 anos com juros a partir de 2.5% ao ano com até dois anos de carência.

 

Os painéis fotovoltaicos podem produzir até 100% da energia exigida e se o consumo da unidade for menor do que a energia gerada, pode ser entregue à companhia de luz e utilizada posteriormente em forma de crédito na conta de luz. A economia pode ser de até 95% nas faturas.

 

“A Sociedade Cooperativa União Agrícola Canoinhas (Agrosem) adaptou a geração de energia com 555 módulos fotovoltaicos. A estrutura representa potência total instalada de 177,60 kWp, capazes de atender o consumo atual da unidade da Agrosem. Com a nova forma de geração de energia, apontam para um ganho ambiental equivalente à preservação de 3.358 árvores por ano. Cerca de 130 toneladas de CO2 devem deixar de ser lançados na atmosfera, já que a energia solar reduz a emissão de gases tóxicos”, conta o presidente e engenheiro da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)