Ensino bilíngue explora hábitos de outros países para facilitar entendimento do inglês
Neste mês, as atividades na Escola Barão envolverão a Alemanha
Blumenau está no clima da festa mais alemã da América Latina, onde a cultura e a tradição dos antepassados tomam conta da cidade que recebe visitantes de todos os lugares do mundo. Ter conhecimento em outro idioma é fundamental para receber esse público, e também para oportunidades futuras. O Ensino Bilíngue da Escola Barão possibilita que os alunos vivenciem experiências na sala de aula em português e inglês, mas para ampliar a visão de mundo, outras culturas também são exploradas ao longo do ano. Entrando no clima da 35ª Oktoberfest, desde o dia 15 de outubro, a turma 2.1 do Ensino Bilíngue embarcou numa viagem multicultural pela Alemanha, onde os estudantes se aproximam de diversos aspectos culturais da região.
Diferente das aulas tradicionais, esse passeio para outro país sem sair da sala de aula faz com que os estudantes tenham uma imersão cultural, onde aprendem conceitos culturais, hábitos, comidas típicas, artes e aspectos geográficos, e isso tudo na língua universal, o Inglês, que pelo número de pessoas fluentes te permite ser entendido em praticamente todos os lugares do mundo. Na primeira semana de atividades, os estudantes desempenharam funções como: pintar a bandeira do país, carimbar o passaporte, explorar artistas, pintores e conhecer contos, como Hansel and Gretel dos irmãos Grimm, que é popularmente conhecido na Alemanha.
A capacidade de interagir linguisticamente e culturalmente de diferentes formatos ao longo do dia faz com que os estudantes assimilem o inglês com mais facilidade, dando mais dinâmica ao cotidiano escolar. A Professora da turma, Elzbieta Strawa destaca a importância do ensino bilíngue para os estudantes. “As atividades são pensadas levando em consideração o perfil da turma, assim literatura, culinária e arte são aspectos culturais mais trabalhados neste ano. Nosso currículo bilíngue permite esse tipo de flexibilidade na escolha do conteúdo aprofundando curiosidades dos estudantes e ampliando vocabulário e pluralidade cultural”.