Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Entidades promovem ação de sensibilização ambiental e passeio ciclístico

Durante a manhã, ocorrerá mutirão de limpeza nas bacias dos Lajeados Tigre e Retiro; à tarde, haverá pedal e cicloturismo

Entidades de Chapecó se reúnem neste sábado (25), a partir das 8 horas, para uma ação de sensibilização ambiental por meio de limpeza das bacias dos Lajeados Tigre e Retiro, importantes mananciais de água entre Guatambu e Chapecó, onde a água é utilizada para diversos fins. Mais de 200 voluntários farão recolhimento dos resíduos sólidos em pontos pré-determinados nas duas bacias hidrográficas dentro dos limites dos municípios de Guatambu e Chapecó. O objetivo da ação é a sensibilização dos moradores para a separação e o descarte correto dos resíduos.

As atividades são organizadas pelo Grupo de Trabalho 3 do Proágua – grupo criado por entidades e voluntários para discutir e propor ações para a preservação da água – e envolverão o poder público, a iniciativa privada, a sociedade civil e a comunidade em geral. “Todos atuarão de maneira voluntária em prol de uma mesma causa, que é a conservação dos Lajeados Tigre e Retiro”, frisa o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e coordenador do GT3 do Proágua, Lenoir Broch.

Broch explica que foram identificados 21 pontos no entorno dos Lajeados. Em cada um deles, haverá um grupo de voluntários para o mutirão de limpeza. “Os resíduos serão coletados nesses trechos e caminhões de coleta os recolherão no final da ação. Os materiais serão tipificados e pesados para conhecermos que tipos de resíduos estão sendo dispostos inadequadamente na área e a quantidade coletada. Após, será dado o destino final adequado para cada material”, explica.

PASSEIO DE BIKE

Durante a tarde, também haverá uma programação especial, com um pedal e um roteiro de cicloturismo que passará por locais relevantes para a sensibilização ambiental, incluindo trechos na Floresta Nacional de Chapecó (Flona). Mais de 120 pessoas já estão inscritas.

O pedal será de 14 km, das 14h às 16 horas. A saída é da SC-283, em frente à Polícia Militar, no bairro Efapi, passando pela obra do contorno viário, Fazenda Zandavalli e encerra na sede da Flona.

O roteiro de cicloturismo será das 16h às 18 horas, com percurso de 17 km, com saída da sede da Flona, passando por duas trilhas na Flona, pelo lago da hidrelétrica em Guatambu até a cachoeira do Rio Tigre.

INSCRIÇÕES

Interessados em participar das atividades podem fazer as inscrições para o mutirão de limpeza no link https://forms.gle/GWFm3Ywgpc1ADMAs6 e para o passeio de bike no link https://forms.gle/omPPfQv2kF21pm6fA.

Broch destaca os cuidados com a pandemia: todos devem usar máscara, álcool 70%, manter o distanciamento e evitar aglomeração.

Posts Relacionados

Banda mineira surpreende com releitura do Hino do Flamengo

Flávia Alessandra é presença confirmada no Elas, do Balneário Shopping

TITÃS CHEGA A CURITIBA COM NOVO TRABALHO

Com o legítimo sabor italiano, Mais1.Café lança Empanada Caprese em parceria com a Catupiry®

Maior Tributo Internacional dos Bee Gees chega a Curitiba neste domingo, no Guairão

Festival de Outono do Jurerê OPEN agita o final de semana com 16 atrações

Maior Feira do setor de Noivas e debutantes do Paraná chega em Itajaí

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações