Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Entre Retalhos, costura para crianças e adolescentes

A artesã Carine Laranjeiras inicia no dia 17 de maio a oficina “Entre Retalhos” para crianças e adolescentes, na sede administrativa da Fundação de Cultura de Bombinhas. Trata-se de aulas de costura com o objetivo de atender alunos dos sete aos 16 anos, às terças e quartas-feiras, em duas horas semanais, com término para o mês de novembro.

A parceria com a FMC partiu da artesã que viu no ensino uma possibilidade de disseminar seus saberes. “Vejo no trabalho voluntário uma forma de retribuir tudo que recebi e aprendi. A arte manual está se perdendo, quem irá nos vestir daqui há alguns anos?”

De fato a interrogação de Carine tem muita relevância, pois, na atualidade muitas das roupas consumidas no Brasil vêm de outros países, alguns inclusive com mão de obra duvidosa, e é cada vez mais raro encontrar pessoas que se dediquem a arte da costura, que trabalham no feitio de roupas sob medida. A artesã oferece a oportunidade às crianças e adolescentes bombinenses de ter o contato, entender o passo a passo e quem sabe no futuro desponte artistas da costura entre os alunos.

Carine confecciona seu artesanato utilizando a costura, mas também trabalha o bordado, cestaria e bilro, inclusive foi discípula da Mestre da Cultura Tradicional, na categoria renda de bilro, Dona Elza Rosa, é a atual vice-presidente do Grupo de Artesãos e Artistas de Bombinhas – Gaab. Nos últimos tempos têm se dedicado a produção de artesanato com identidade cultural e realiza o trabalho de forma voluntária, no intento de colaborar na formação destes jovens.

São duas turmas sendo uma na terça-feira a tarde e outra na quarta-feira no período matutino, com seis alunos cada. As matrículas devem ser efetuadas, pelos pais ou responsáveis, na sede da FMC, localizada à Rua Parati, 319, Centro, das 9 às 17h30.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina