Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Equipe da Emasa participa de Seminário internacional sobre reúso e dessalinização da água

Equipe da Emasa participa de Seminário internacional sobre reúso e dessalinização da água

Nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), o diretor Geral da Emasa, Douglas Costa Beber, o diretor Técnico, Sérgio Juk e o analista Químico, Caio Cardinali, participaram do III Seminário Internacional da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr), que aconteceu em Salvador (BA).

A proposta do encontro foi proporcionar troca de informações em gestão de água, integração de novas tecnologias e exposição de iniciativas e projetos desenvolvidos na América Latina, sobre a dessalinização, reúso e tratamento de água e efluentes.

Para o diretor Geral da Emasa, Douglas Costa Beber, as discussões foram muito importantes para entender mais dessas duas tecnologias – dessalinização e reúso – que hoje já são realidades palpáveis e inclusive, estão sendo aplicadas nas regiões do semiárido baiano com a implantação de sistemas de dessalinização. “Além de hoje, o acesso estar mais facilitado, inclusive valores, conhecer essas tecnologias nos possibilita ter mais dois elementos para colocarmos em discussão na questão do abastecimento de água em Balneário Camboriú, juntamente com o Parque Inundável e a busca de água em outras bacias, para podermos traçar as medidas mais viáveis a curto, médio e longo prazo”.

De acordo com o analista Químico da Emasa, Caio Cardinali, o evento apresentou as tecnologias relacionadas a dessalinização e ao reuso da água, mostrando que a limitação para a prática do reúso indireto não tem relação com aspectos tecnológicos. “Com as discussões, percebeu-se que a tecnologia existe, mas ainda há uma limitação conservadora dos órgãos reguladores, que impedem o avanço desta prática no país. Desatar esse nó é imprescindível para implementação do reúso como uma alternativa para conferir segurança adicional no abastecimento de água e assim, diminuir a pressão sobre os recursos hídricos”, destacou Caio.

Segundo o analista químico, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da EMASA, já estuda adotar futuramente, processos para produção de água de reuso para fins não nobres no Município, não incluindo o consumo humano e de animais, porque para este fim, é necessária uma legislação específica. Também será desenvolvido estratégias de comunicação e educação ambiental visando a aceitação da população para ações futuras.

O evento teve apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

 

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Posts Relacionados

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças

Briga entre companheiros termina com um deles esfaqueado em Balneário Camboriú

Manutenção emergencial em adutora pode gerar baixas pressões no abastecimento de água de Camboriú