Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Esclarecimento sobre o abastecimento de água em Navegantes

Esclarecimento sobre o abastecimento de água em Navegantes

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura – Semasa de Itajaí repudia veementemente as informações inverídicas divulgadas pela prefeitura de Navegantes, na tentativa de explicar os recorrentes casos de falta de água naquela cidade durante os meses de verão. Para restabelecimento da verdade, vamos aos fatos:

1 – A prefeitura de Navegantes falta com a verdade quando divulga nota (leia aqui) afirmando que “o gráfico da telemetria mostra que no dia 2 de janeiro de 2019, em um horário de pico, entre 11h e 14h, foram repassados menos de 160 litros de água por segundo”. A nota se refere apenas a uma das duas tubulações que levam água para Navegantes, a chamada Travessia 1. A prefeitura de Navegantes omitiu que, no mesmo período, a chamada Travessia 2 enviou na média mais 73,48 litros por segundo, chegando a mais de 233 litros por segundo no referido período.

2 – Em nenhum momento o Semasa recebeu pedido formal da prefeitura de Navegantes ou qualquer órgão ou autarquia daquele município solicitando fornecimento de 300 litros por segundo. O Semasa também desconhece se, para chegar à soma de 300 litros por segundo, a prefeitura de Navegantes ou qualquer órgão ou autarquia daquele município elaborou algum estudo ou ensaio levando em conta os cálculos complexos sobre a relação entre consumo, pressão, recalque, vazão e reservação da água tratada.

3 – Os compromissos entre Semasa e o município de Navegantes estão firmados em dois documentos oficiais: o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 0007/2013 e o Contrato de Fornecimento de Água 133/2013. Em nenhum momento foi estabelecida quantidade mínima de fornecimento, muito menos que deveria ser de 300 litros por segundo.

4 – O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 0007/2013, aliás, estabelece uma série de obrigações para serem cumpridas pelo município de Navegantes, a maioria com impacto direto na capacidade de fornecer ou deixar faltar água tratada para moradores e turistas. Entre as principais estão (1) construir reservatórios, (2) pesquisa e conserto de vazamento em toda a rede de distribuição e (3) inspeção para eventual troca em todos os hidrômetros com mais de cinco anos de uso instalados na cidade. O Semasa desconhece se as medidas foram cumpridas adequadamente, principalmente levando em conta que a mesma nota da prefeitura de Navegantes afirma que ainda serão construídos três reservatórios na cidade.

5 – A NBR 12218 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina no item 5.4.1 que a pressão nas tubulações distribuidoras, como as duas que levam água para Navegantes, devem permanecer com mínimo de 10 metros de coluna d´água (mCa). A prefeitura de Navegantes omite que, respeitando esse parâmetro, ela tem à disposição toda a água que tiver capacidade de armazenar e distribuir para os diversos bairros da cidade. O Semasa nunca diminuiu ou restringiu a oferta de água para a cidade vizinha.

No mais o Semasa reafirma o compromisso inabalável de continuar investindo na melhoria do complexo sistema de captação, tratamento, armazenagem e distribuição de água potável para a população de Itajaí e Navegantes.

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência