Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Escola Gracie Barra e vereadora Juliana Pavan unem forças para combater a pobreza menstrual

Pobreza menstrual, um dos temas que a vereadora Juliana Pavan já trouxe à tribuna no início do mandato com o projeto Borboleta de Menarca, vetado pelo prefeito, e que vem sendo muito discutido nacionalmente na câmara de deputados, senado federal e demais municípios do Brasil.

O fato é que uma a cada quatro meninas não tem acesso a esse item de higiene básica, e que mesmo tendo o acesso o assunto menstruação não é abertamente discutido, o que leva a desinformação para as meninas que acabaram de ter seu primeiro ciclo. Não podemos ignorar que financeiramente é um gasto que algumas mulheres não têm condição de arcar e que biologicamente “sangrar” por um período todos os meses é inevitável.

Tendo em vista o agravamento da condição financeira das famílias também por conta da pandemia é comum relatos de mulheres que usam miolos de pão, jornais, panos entre outros itens que não garantem a saúde, por não terem a procedência ou a limpeza correta, acarretando em doenças.

Diante dessas informações, e com um projeto de saúde pública da parlamentar sendo negado à sociedade, muitas mulheres sugeriram alternativas para ajudar meninas que vivem essa realidade, assumindo a responsabilidade para si de mais uma área defasada do poder público.

A Gracie Barra, uma comunidade mundial de jiu-jitsu, teve a iniciativa, por meio das suas professoras faixa-preta de todo o Brasil, de arrecadar absorventes durante o mês de outubro para encaminhar para as mulheres socioeconomicamente carentes das respectivas cidades que sediam a escola. A nossa cidade de Balneário Camboriú, conta com uma escola de Jiu-jitsu Gracie Barra no Bairro dos Municípios, na Rua Pernambuco, regida pela professora Silvana Flores e que esteve recebendo doações durante todo o mês de absorventes descartáveis e no último sábado (23) promoveu um aulão social de jiu-jitsu tendo a orientação da Silvana, uma aula de yoga com a professora Fernanda Dorneles e uma conversa com a nutricionista Juliana Guesser onde o “ingresso” era colaborar com a arrecadação.

A Vereadora Juliana Pavan participou dos aulões e também vai intermediar as doações para a secretaria de educação, onde duas ou mais escolas receberão e distribuirão conforme a necessidade.

Juliana ressalta: “Uma ação social, idealizada por mulheres incríveis, que veio num momento propício e que ao menos neste mês podemos considerar uma vitória para as mulheres e meninas da nossa região”.

Posts Relacionados

Avenida de Balneário Camboriú ganhará painel artístico gigante; será o maior de Santa Catarina

Sábado é dia de Mega Vacinação em Camboriú

Novembro Azul: Secretaria de Saúde promove Semana do Homem

Atlântica Ativa terá uma pausa durante a temporada

Trânsito será modificado no Centro de Camboriú para Festa do Divino

Semáforo da Avenida do Estado, sentido Itajaí, começa a funcionar nesta quinta-feira

Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú apoia o Novembro Azul

Senior Sistemas comemora ação realizada com a Cufa

Roda Gigante FG Big Wheel está contratando para o verão

Aprovada declaração de utilidade pública à Liga Carnavalesca Independente de BC

Handebol feminino assegura vaga nas finais dos Jogos Abertos de SC

Hospital Municipal Ruth Cardoso recebe diploma de Hospital Doador

Vereador André Meirinho consegue R$ 100 mil para a Saúde através de emenda

Águas de Camboriú inicia implantação da adutora da Várzea do Ranchinho

Balneário Camboriú conquista duas pratas no Mundial de Jiu-Jitsu nos EUA

Programa Conta Pra Mim de BC promove a Literacia Familiar nos bairros

Balneário Camboriú vai instalar 900 lixeiras por toda extensão da Nova Praia Central

Supermercado Angeloni está com vagas abertas para a temporada; saiba como concorrer

Manual de Substituição Arbórea está disponível à população

Acibalc abre inscrições para Curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos presencial