Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Escola Municipal em Santa Catarina adota sistema de energia solar

Escola Municipal em Santa Catarina adota sistema de energia solar

A geração de energia renovável proporciona economia para os cofres públicos e contribui com o meio ambiente

Em tempos de bandeira tarifária da energia elétrica vermelha e um mundo mais consciente em relação ao meio ambiente, o exemplo tem que ser dado para que a educação sustentável e financeira possa ter continuidade. O Estado investe na Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (CAIC), situada em Três Barras (SC), e inicia na cadeia de ensino um exemplo para os alunos e a comunidade.

A Escola implantou o sistema de energia solar, uma modalidade de energia renovável, para colaborar com a natureza e gerar economia, que está prevista em cerca de 70% do atual consumo. O payback – tempo necessário para pagar o investimento com a economia na conta de luz, é de até cinco anos. Ou seja, em 5 anos o valor do investimento no sistema é pago e, como os painéis fotovoltaicos duram pelo menos 25 anos, os outros 20 anos serão de economia para a Escola, que pode investir em melhorias e projetos para as crianças.

Com o sistema de energia solar, que pode produzir até 100% da energia exigida pela Escola, se o consumo da unidade for menor do que a energia gerada, ainda pode ser entregue à companhia de luz, a Celesc, e utilizada posteriormente em forma de crédito na conta. O projeto da CAIC tem potência total instalada de 26,4 kWp com 80 painéis fotovoltaicos de 330 Wp. A geração anual de energia será de 31.986,5 kWh.

O ganho de sustentabilidade da Escola Básica Municipal por ano é equivalente à preservação de 515 árvores, além de deixar de emitir 8.957 kg de CO₂ para a atmosfera. “O sistema de energia solar é uma escolha inteligente que reflete em ações positivas para a Escola, em economia e sustentabilidade. Vivemos em um país com abundância de recursos naturais e que necessitam ser mais aproveitados”, analisa o engenheiro e presidente da Quantum Engenharia, catarinense no setor de energia solar responsável pelo projeto e instalação do sistema.

Limpa e econômica, a energia solar conquista cada vez mais espaço. Um fator que muitos consumidores desconhecem é que esta modalidade é acessível para residências, comércios e indústrias. O objetivo é atingir 23% em participação de fontes renováveis na matriz energética até 2030 no Brasil. A previsão é de que, em 2024, mais 1,2 milhão de usuários tenham adaptado sua produção e consumo de energia.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição