Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Escritores nacionais ministram oficinas gratuitas de Criação Literária em Santa Catarina

Escritores nacionais ministram oficinas gratuitas de Criação Literária em Santa Catarina

s atividades acontecem em Joaçaba, Rio do Sul, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Lages, Laguna, Canoinhas e Concórdia.

O Sesc traz ao Estado oito importantes autores, representantes da diversidade literária brasileira, para ministrar oficinas gratuitas de Criação Literária do projeto nacional “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras” em dez cidades. São eles: Marcio Vassallo (RJ), Laura Cohen (MG), Rogério Coelho (MG), Victor Mascarenhas (BA), Marina Mara (DF), André Vallias (RJ), Mariana Paraizo (RJ) e Caeto (SP).

As oficinas acontecem de abril a outubro em Joaçaba, Rio do Sul, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Lages, Laguna, Canoinhas e Concórdia, com o objetivo de ampliar a leitura de seus participantes e promover o exercício prático da escrita em diferentes estilos literários, desde poesia até histórias em quadrinhos. Informações sobre as inscrições das oficinas podem ser obtidas no site do Sesc (clique aqui) e nas áreas de Relacionamento com Clientes de cada Unidade.

O projeto “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras” busca oferecer ações que atuem em toda a cadeia produtiva da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Desse modo, as diferentes frentes contempladas pelo projeto podem contribuir para a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Circuitos de Criação Literária 

JOAÇABA

O escritor e jornalista Márcio Vassallo (RJ) ministra a oficina “Caminhos profissionais para escrever com autenticidade e senso crítico”, de 1º a 5 de abril, das 18h às 22h, no Sesc Joaçaba. Nos encontros, ele trabalha a arte de escrever, sem pensar em idades, sem menosprezar a inteligência do leitor, sem rótulos, sem pieguismos, sem dogmas, sem estereótipos. Vassallo aponta caminhos para os autores saberem se estão realmente maduros para uma publicação, e revela técnicas práticas para quem quer valorizar o estilo, enxugar excessos, evitar clichês e criar textos com o máximo de qualidade, originalidade e verdade emocional.

Sobre o ministrante: Márcio Vassallo é escritor e jornalista. Há mais de 20 anos, viaja para dar oficinas de escrita. Com títulos publicados na Itália, no Chile e na Argentina, é autor de 15 livros. Já deu palestras na Feira do Livro de Frankfurt e foi selecionado para catálogos de autores da Alemanha e da Itália.

+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/oficina-de-criacao-literaria-com-marcio-vassallo

RIO DO SUL

“Formas Breves” é o tema da oficina que a escritora Laura Cohen (MG) ministra no Sesc Rio do Sul, de 6 a 10 de maio, das 19h às 22h. O objetivo é explorar os modos de fazer do conto, entendendo-o como um gênero onde impera a multiplicidade de fazeres: longos ou breves, em prosa ou em verso, poéticos ou prosaicos, a potencialidade do conto se encontra no grande número de recursos utilizados em menos páginas que romances ou novelas. Através da leitura conjunta de narrativas breves, clássicas e contemporâneas, e da análise dos recursos utilizados por cada autor, a proposta do curso é que cada participante possa entender poéticas pessoais e produzir seus próprios contos, a serem compartilhados com a turma.

Sobre a ministrante: Laura Coehn publicou os romances “História da Água”, “Ainda” e “Canção sem palavras”; e as plaquetes “Ferro” e “Escrever é uma maneira de se pensar para fora”. Mestre em estudos literários pela UFMG, é coordenadora do projeto Estratégias Narrativas. Coordena o selo Leme da ed. Impressões de Minas.

+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/arte-da-palavra-oficina-de-escrita-formas-breves-com-laura-cohen-mg

ITAJAÍ

No Sesc Itajaí, o poeta Rogério Coelho (MG) comanda a oficina “PalavrAção”, de 6 a 10 de maio, das 18h30 às 22h. Ele busca explorar a palavra falada, a poesia oral, a escrita criativa e outros processos da palavra em ação. Jogos, experimentos da escrita, autorrepresentação pela poesia, duelos dialéticos, escritas performáticas, intervenções urbanas, entre outras habilidades farão parte da oficina, numa provocação que requer dos/as alunos/as o (re)encontro da palavra “Ação” em seus cotidianos; em suas vivências; em suas histórias.

Como metodologia, a oficina dispõe de um formato de “aula-espetáculo” em que cada oficina é uma parte de um processo e um resultado, um zine, um registro, uma cena, um sarau, um slam, uma rapopeia, corpoesia. Que o participante esteja preparado para recitar numa praça próxima, dentro de um ônibus ou em algum local de concentração pública de passantes, transeuntes. Segundo a pesquisadora Bia Medeiros, a performance, precisa estar como uma “composição Urbana”. E “compor” é agregar, ajuntar, compartilhar algo que deveria já estar nesse lugar. Por que não a poesia?!

Sobre o ministrante: Rogério Coelho é poeta, articulador do Coletivoz Sarau de Periferia e Slammaster do Slam Clube da Luta de Belo Horizonte. É Mestre em Artes pela EBA-UFMG com a pesquisa em performance da poesia oral. Trabalha com aulas e oficinas de escrita livre criativa e dramaturgia.

+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/arte-da-palavra—oficina-de-escrita-palavracao-com-rogerio-coelho-mg

JARAGUÁ DO SUL E JOINVILLE

O escritor Victor Mascarenhas (BA) ministra a oficina “Escrita Criativa” no Sesc Jaraguá do Sul, de 03 a 07 de junho, das 18h30 às 22h30, e no Sesc Joinville, de 22 a 26 de julho, 18h30 às 22h30. Ele busca aprimorar da escrita criativa através da análise de textos, noções de teoria literária, dinâmicas individuais e em grupo, debates e atividades práticas. Durante a oficina, os alunos aplicarão as técnicas e recursos aprendidos na produção de contos. O objetivo da oficina é dar aos alunos ferramentas para aprimorar e desenvolver o ofício de escrever ficção em prosa.

Sobre o Ministrante: Victor Mascarenhas é autor de “Cafeína” (2008), vencedor do Prêmio da Fundação Casa de Jorge Amado. Em 2011, foi finalista do Prêmio Off Flip e lançou “A insuportável família feliz”. Na sequência, em 2013, vieram a graphic novel “Billy Jackson”, com desenhos de Cau Gomez, e ” Xing Ling”, e em 2015, “Um certo mal-estar”.

+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/arte-da-palavra-oficina-de-escrita-escrita-criativa-com-victor-mascarenhas

FLORIANÓPOLIS E LAGES

A oficina “Empoderamento Poético”, com a poeta Marina Mara (DF) acontece de 1º a 05 de junho, no Sesc Prainha e de 07 a 11 de junho, no Sesc Lages. Os horários e inscrições serão divulgados mais próximo da data. A proposta é instigar a poesia essencial de cada um com práticas de escrita criativa e estilo, poesia falada e produção de zines. A oficina foi amorosamente idealizada pela poeta Marina Mara que há mais de uma década ministra cursos, palestras, workshops e vivências pelo Brasil como o Profissão Poeta, Mulheres que Correm com os Lobos, Poesia no Palco, Poesia Ativista, Feminismo e Literatura, entre outros. A oficina é indicada para adultos, poetas ou não. Ao final da oficina cada participante apresentará sua produção poética como zines e declamação de poesia em nosso “Sarau de Formatura”.

Sobre a ministrante: Desde 2006 atua ativamente na cena literária nacional, tem 4 livros publicados e é a idealizadora do aplicativo PoemApp – O Mapa da Poesia do Brasil. Marina realizou mais de 100 projetos como Declame para Drummond, Rejunta meu Bulcão, Lounge Poético, Sarau Sanitário, Profissão Poeta, dentre outros.

LAGUNA

De 22 a 26 de julho, no Sesc Laguna recebe a oficina “Poesia Experimental”, com o poeta André Vallias (RJ). Os horários e inscrições serão divulgados mais próximo da data. Trata-se de uma introdução às formas não convencionais de se fazer poesia a partir da análise da obra de alguns importantes poetas experimentais brasileiros e estrangeiros. Poesia visual, sonora e digital. Poema-objeto e intervenção urbana. Poema permutativo e interativo. Os alunos serão estimulados a desenvolver um projeto durante a oficina.

Sobre o ministrante: André Vallias (1963) é poeta, designer gráfico e produtor de mídia interativa. Foi curador de importantes mostras de poesia digital. Publicou “Heine, hein?” (Perspectiva, 2011), “Totem” (Cultura e Barbárie, 2014) e “Oratório” (Azougue, 2015). É editor da revista online www.erratica.com.br

CANOINHAS

Mariana Paraizo (RJ) ministra oficina na cidade de Canoinhas, de 16 a 20 de setembro. Os horários e inscrições serão divulgados mais próximo da data. Nos encontros serão apresentados os conceitos e práticas artísticas do século XX (como o ready made e a colagem), acompanhados de exercícios de narrativa baseados na retirada integral ou parcial de elementos inscritos no espaço do Sesc (diálogos, pedaços de revista, objetos descartados). Será utilizado material de colagem, recorte, lápis, e qualquer outro objeto aderente ao conjunto final. O objetivo é tornar o aluno um criador emancipado do desenho, capaz de estabelecer narrativas apenas com elementos disponíveis no espaço.

Sobre a ministrante: Nascida em 1992, Mariana é formada em Artes Visuais (UFRJ). Interessa-se por quadrinhos na associação deste a áreas híbridas das artes. Desde 2016, ganhou o prêmio Dente de HQ, publicou um livro pelo MIS-SP e participou de coletâneas distribuídas no Brasil, Argentina, Colômbia e EUA.

CONCÓRDIA

De 07 a 11 de outubro, no Sesc Concórdia recebe a oficina “Processo de produção de roteiro para HQ, e introdução a técnicas básicas de desenho”, com Caeto (SP). Os horários e inscrições serão divulgados mais próximo da data. Os interessados irão aprender a partir de experiências pessoais e processos de criação de diferentes quadrinistas. De forma prática, Caeto iniciará com os alunos a escrita de um roteiro de HQ e seu desenho. Nos encontros também serão abordados temas como: termos técnicos de diagramação de página, técnicas de hachuras, técnicas de preenchimento de preto, entre outras, sempre com muita troca de ideias e experiências.

Sobre o ministrante: Caeto está no mercado editorial desde 2001. Publicou dois romances gráficos autobiográficos pela Quadrinhos na Cia. e fez a adaptação para quadrinhos do livro “A Morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstoi, pela Editora Peirópolis. Tem dez livros publicados como ilustrador.

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024