Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Escritório gaúcho IDEIA1 vence duas categorias do Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura

Projeto Flow Live, prédio residencial construído dentro do Parque Una, bairro privado em Pelotas, foi reconhecido como Melhor Projeto Residencial e Destaque AsBEA acima de 10.001m2

A mais importante premiação do mercado de construção civil brasileiro, a 8ª edição do Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura, anunciou os seus vencedores na última semana em São Paulo. O prêmio, que reconhece projetos de arquitetura que se destacaram na proposição de soluções para o conforto do ambiente, bem como a inovação, sustentabilidade e arquitetura, elegeu o projeto Flow Live, prédio residencial construído dentro do Parque Una, bairro privado de Pelotas (RS), do escritório gaúcho IDEIA1, como Melhor Projeto Residencial e Destaque AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), acima de 10.001m2. Neste ano, 628 trabalhos foram inscritos na primeira etapa e 70 pré-selecionados para concorrer nas categorias Profissional e Acadêmica, sendo  modalidades profissionais : Projeto Institucional, Comercial, Residencial e Modalidades Edificação Institucional, Comercial, Residencial e na Categoria Acadêmica  as modalidades: residencial, comercial, institucional.

Entregue em 2020, o Flow Live é um edifício de pequenos estúdios em um lote de frente para um parque e possui 124 apartamentos compactos construídos em uma área de 18.416,90m². Como parte de um masterplan para o novo bairro, o prédio faz parte de um complexo de uso misto com micro unidades residenciais (Flow Live), uma torre comercial (Flow Work) e um centro de inovação (UnaMakers). A composição surgiu como três edificações que podem ser vistas como independentes, mas que atuam como um complexo urbano.

O FLOW LIVE

Fruto de uma arquitetura total, onde a IDEIA1 trabalhou o masterplan, conceituação, arquitetura, interiores e paisagismo, a construção foi reconhecida por demonstrar uma grande coerência conceitual e arquitetônica.

A volumetria do Flow busca a melhor relação entre a edificação e o valoroso entorno criado pelo Parque Una: uma estratégia de inclinação no bloco tradicional foi adotada para gerar uma forma única e diminuir a relação agressiva do impacto na paisagem, estabelecendo o sentido desejado com o contexto. Com este gesto foram criados mais apartamentos de cobertura, todos com terraços voltados para o parque, possibilitando o máximo de integração da natureza com o espaço interno do edifício. Os apartamentos gerados a partir da inclinação da cobertura criaram uma ambiência interna única. A tridimensionalidade do pé-direito duplo amplia o ambiente e traz a sensação de se estar em uma casa.

No acesso, um grande jardim aberto compartilha espaço com o pilotis de entrada, fazendo com que o parque chegue até a soleira do edifício. A escolha das mesmas espécies utilizadas no parque garante a harmonia e integração entre as áreas verdes. No quarto pavimento, o terraço condominial possui pérgola em concreto aparente com espécies trepadeiras, o crescimento da vegetação juntamente com o desgaste do concreto criam um agradável terraço sombreado. Além da pérgola, pés de tangerina se alinham ao fundo do terraço criando uma atmosfera digna de pátio de casa.

O pilotis com colunas em V, referência ao modernismo brasileiro, contrastam com o painel ripado ao fundo, projetado com softwares paramétricos e cortado a laser. Para as áreas condominiais, prevalecem os tons de preto e branco contrastando com tons de madeira e concreto.

No hall de acesso uma luminária lúdica explora a tridimensionalidade do pé direito duplo e acompanha uma pintura feita exclusivamente para o empreendimento. Nos pavimentos, um pequeno lounge com pé direito duplo serve de estar informal em frente aos elevadores, além de trazer iluminação natural para a circulação. Ao lado das portas dos apartamentos, nichos para bicicletas otimizam o espaço e criam dinamismo para a circulação.

O QUE DISSE O JÚRI

“Adotando uma solução inteligente, os arquitetos reduziram o impacto que existia anteriormente no bloco tradicional, quando a menor face voltada para o parque obstruía o visual de quem por ali caminhava. A realização de um corte no volume a partir do 3o pavimento, local onde o edifício crescia para o fundo do lote e no nível da rua; a sua grande massa passou a não ser percebida pelo pedestre. Essa tomada de decisão inovadora que conferiu ao projeto o título de primeiro lugar em sua modalidade, recebe também o Destaque AsBEA acima de 10.001 m2. A dupla premiação nesta edição é o reconhecimento desta inovadora e rica proposta de arquitetura.”

SOBRE O IDEIA1 

A IDEIA1 é uma empresa especializada em Projeto Arquitetônico de Edificações para o mercado imobiliário com 17 anos de experiência e reconhecimento na área. O escritório iniciou suas atividades em 2004, dirigida pela arquiteta Cristina Martins e pelo arquiteto Gabriel Grandó. Atualmente, conta com uma equipe de 15 arquitetos associados, 5 estagiários e  1 administradora. Em 2019 a IDEIA1 criou uma spin-off chamada Núcleo NAV: onde centraliza todas as estratégias criativas, de pesquisa e conceituação dos projetos em conjunto com designers. O foco no nicho de atuação resulta num vasto conhecimento e constante investimento e aprimoramento da empresa nas etapas de projeto: todas as normas e novidades técnicas da área passam necessariamente pela IDEIA1, que desde 2011 utiliza a plataforma BIM (Building Information Modeling). Uma equipe formada por arquitetos com experiências diversas e um único objetivo: transformar pessoas, cidades e negócios.

Posts Relacionados

OS PARALAMAS DO SUCESSO: SÓ CLÁSSICOS EM CURITIBA

Artwalk inaugura loja no Balneário Shopping

Hospital Marieta realiza ações voltadas à saúde mental dos colaboradores

8 personalidades que morreram na pandemia e comoveram o Brasil e o mundo

Diário da Cidade

Nova coleção de kits handmade alia artesanato e gastronomia

Diário da Cidade

Entidades promovem ação de sensibilização ambiental e passeio ciclístico

Diário da Cidade

On Stage Lab promove encontros gratuitos sobre os bastidores da Música

BC EXCLUSIVE WEEKEND MOVIMENTOU A REGIÃO NO FINAL DE SEMANA

KISS confirmado local do show em Porto Alegre

Cerveza Patagonia cria experimento social nas montanhas do Sul do Brasil para reduzir níveis de estresse

Itajaí será a primeira cidade da América Latina com aplicativo de recompensa para mobilidade sustentável

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade