Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniSul realiza projetos arquitetônicos em prol da comunidade

Escritório da instituição promove aos alunos a experiência de projetar para atender demandas reais, que são construídas na região catarinense
Por meio de seu Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, desenvolve projetos arquitetônicos de forma gratuita para atender às necessidades da comunidade catarinense. O espaço é destinado a atividades práticas de projetos aplicados do curso de Arquitetura e Urbanismo, que simulam os processos de um escritório profissional, e prepara os estudantes para o mercado de trabalho.
Atualmente, a UniSul conta com EMAU no campus Florianópolis – Continente, Itajaí, Florianópolis – Centro e Tubarão, onde as equipes técnicas são formadas por universitários, líderes de equipes de projetos, coordenadores e gestores. Com uma infraestrutura completa, o espaço conta com 45m², três estações de trabalho, computadores, pranchetas de desenho, mesas para reuniões, armários e prateleiras, quadro branco, projetor, sofás e ambiente para café.
O EMAU foi fundado em 2019 e desde então vem atuando continuamente em projetos relevantes para a comunidade, como a nova sede do ASAS – Ações Sociais Amigos Solidários, instituição sem fins lucrativos que proporciona acesso a atividades esportivas, culturais e educativas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no norte da Ilha de Florianópolis. O projeto dispõe de 10 mil m² de área e valor de execução de cerca de R$ 1,5 milhão, financiado com apoio de parceiros holandeses: Power2Fly e Wilde Ganzen.
Os estudantes da UniSul atendem também a comunidade por meio de assistência técnica para moradias que apresentavam problemas críticos e estruturais. Um exemplo foi o trabalho realizado em 2021, na comunidade do Monte Serrat, em que o grupo do projeto de extensão da UniSul, chamado Conhecer para Concretizar, que já atua na comunidade, elaborou todo o mapeamento das solicitações de quem está nessas condições e precisa de ajuda. A iniciativa foi desenvolvida de forma integrada com o Instituto Vilson Groh, coletivo Arquitetura Sem Muros, Conselho Comunitário e o projeto Gente UniSul.
Outro trabalho de destaque, ocorrido no ano passado, foi o projeto do Parque Linear no bairro Ratones, localizado em Florianópolis. Desenvolvido por meio do convênio entre a UniSul e a prefeitura da cidade, com o apoio de Instituto de Planejamento Urbano (IPUF), a área tem aproximadamente 12 mil m² e atende a Associação dos Moradores do Ratones – AMORA.
Os estudantes também realizaram uma ação de requalificação dos espaços da ala das mães e bebês da Penitenciária Feminina de Itajaí, localizada ao lado da Secretária de Segurança Pública do Estado.

“Por meio do trabalho desenvolvido por nossos alunos no EMAU, a UniSul consegue atender demandas importantes da população e suprir suas urgências. Isso reforça o papel social do arquiteto e urbanista, além de aproximar o mundo acadêmico da comunidade catarinense de forma qualitativa”, conclui Marcelo Eichstadt Nogueira, arquiteto e coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniSul.

 

Sobre a UniSul

Com 57 anos de história, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação desde 2021, conta com campi localizados em: Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis-Centro, Florianópolis — Continente, Florianópolis –Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, e também uma das marcas empresariais mais lembradas da região, obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense — Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio 70 cursos de graduação, 60 de nível especialização, além de cinco cursos de Mestrado, nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem, e quatro programas de Doutorado organizados pelas áreas de Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina — foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)