Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Esgotamento sanitário de Camboriú está próximo de se tornar realidade

Notícia foi recebida com ânimo durante evento Sanear Camboriú, promovido entre Águas de Camboriú e líderes comunitários

A Águas de Camboriú está prestes a assumir as obras de esgotamento sanitário na cidade. O anúncio foi feito nesta semana, durante o evento chamado Sanear Camboriú – reunião que envolveu líderes comunitários, representantes da prefeitura e profissionais da concessionária. O evento apresentou os investimentos da concessionária e contou, ainda, com uma palestra ministrada pelo radialista Paulo César sobre o tema liderança.

Durante o evento, a presidente da empresa, Reginalva Mureb, relembrou sobre a importância do esgotamento sanitário em uma cidade. Conforme ela explica, já é comprovado que a cada real investido em saneamento, economiza-se quatro em saúde pública. O esgotamento promove, também, a valorização imobiliária e o incentivo econômico dos municípios.

Em Camboriú, o debate sobre a implantação do esgotamento está na fase final. Ainda de acordo com a presidente, a expectativa é de que o termo aditivo – ajuste no contrato que autoriza a empresa a realizar as obras – seja assinado ainda neste ano.

“Estamos muito otimistas com as conversas que vem acontecendo. Nos últimos dias encaminhamos as últimas documentações solicitadas pelo Ministério Público e poder concedente, e diria que estamos no fim das discussões. A expectativa é de que ainda nos primeiros dias de dezembro o termo seja assinado e possamos dar início aos licenciamentos logo em janeiro de 2024”, explicou ela.

Vale ressaltar que a assinatura do termo é necessária para que ocorra o ajuste de contrato entre poder concedente e empresa, já que atualmente o documento não prevê a instalação de coleta e tratamento de esgotos em Camboriú.

Os líderes que estavam no evento ficaram animados com a perspectiva. O secretário de Proteção e Defesa Civil, Jaime Angel, reforça que a comunidade viu muitas mudanças desde que a empresa iniciou os trabalhos na cidade. “Fico feliz saber que o esgotamento também está andando, estamos honrados em ver a empresa crescendo”, parabenizou ele.

Já a secretária de Educação, Maria Alice Pereira, lembra que na infância conseguia pescar no rio Camboriú, que tinha água transparente e fatura de peixes. “Tive o prazer de conhecer muitas nascentes. Hoje quando escutamos que o rio vai voltar a ter peixes, ficamos muito felizes, pois infelizmente o que ainda vemos é o esgoto lançado e o rio morto”, completa.

Ainda durante o encontro o representante do bairro Tabuleiro, Afrânio Austregésilo Thiel, reforça como é importante o contato próximo com a comunidade. “Fico grato que a Águas de Camboriú está proporcionando conversas entre moradores e lideranças, isso é fundamental. Dentre tantas coisas, é visível que tem melhorado sensivelmente tanto abastecimento quanto pressão da água e atendimento da empresa”, comentou ele.

Posts Relacionados

Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco faz visita técnica e prospecções em Brasília

EMASA é acionada judicialmente para adequar estação de tratamento de esgoto às normas ambientais

Mirage Circus traz a Balneário Camboriú ‘Tributo ao Rei do Pop’, com Rodrigo Teaser

Colapso rodoviário afeta agroindústria de SC

Mãe e filho presos por furto de celular durante o Carnaval de Balneário Camboriú

Festival gratuito em Navegantes: Dazaranha, Chimarruts, Maskavo e muito mais

Homem “pede informação” para menina de 11 anos enquanto se masturbava no carro em Balneário Camboriú

Últimas semanas do Mirage Circus em Balneário Camboriú

Idosa é vítima de roubo de corrente de ouro no Centro de Balneário Camboriú

Empresa é escolhida para a implantação de estacionamento rotativo em Navegantes