Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Espero que, além de afastado, Jucá seja preso, diz Ivan Valente

PSOL vai protocolar representação junto à PGR com pedido de prisão preventiva de Romero Jucá

O líder do PSOL na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), disse na tarde desta segunda-feira (23) esperar que o ministro do Planejamento, Romero Jucá, não só seja afastado do governo como preso. Para o parlamentar, o tom da conversa entre o peemedebista e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, evidencia uma tentativa de acelerar o impeachment da presidente Dilma Rousseff e abafar o andamento da Operação Lava Jato, principalmente os alvos do PSDB e PMDB.

 

Reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” revelou nesta segunda que, em uma conversa com o ex-presidente da Transpetro, Jucá sugere a existência de um pacto para obstruir a operação Lava Jato e diz que é preciso “estancar a sangria”. O PSOL decidiu protocolar nesta tarde uma representação junto à Procuradoria Geral da República (PGR) com pedido de prisão preventiva por atrapalhar as investigações da Justiça.

Valente disse que o conteúdo da gravação é uma “verdadeira bomba atômica”, que mostra que toda a cúpula do PMDB e possivelmente o PSDB do senador Aécio Neves (MG) “têm muito a prestar contas à sociedade”. O líder do PSOL acredita que é o caso de se fazer uma analogia com o ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), preso por tentativa de obstrução à Justiça.

A expectativa do líder é que o Supremo Tribunal Federal (STF) dê uma resposta à altura porque Jucá também mencionou ministros da Corte. “Isso deve irritar muito os ministros do STF. Eles são os fiadores da Lava Jato”, declarou.

O deputado ressaltou que a “sangria” ao qual se referiu Jucá é, na verdade, a sangria política provocada pelo vazamento da gravação e que os argumentos apresentados por Jucá são frágeis. Valente afirmou que a cúpula do poder que se instalou no governo tem “podridão grande”, o que será uma decepção para quem apostou que a corrupção acabaria com o impeachment de Dilma.

O líder do PSOL disse que o próprio presidente em exercício Michel Temer deve estar com “muito medo” dos desdobramentos do vazamento, já que Jucá virou um articulador do “golpe” e alguém “poderoso na política econômica”. Ele considera que a partir de agora vai crescer o “fora Temer”.

Expectativa de Valente é que o Supremo reaja à altura, já que Jucá mencionou ministros da Corte
André Dusek/Estadão Conteúdo – 23.5.16

Expectativa de Valente é que o Supremo reaja à altura, já que Jucá mencionou ministros da Corte

A gravação, disse Valente, mostra toda a “ilegitimidade” política do governo Temer. “As gravações mostraram que todo o processo de impeachment foi contaminado por articulações pretendendo livrar da Lava Jato a cúpula do PMDB e do PSDB”, concluiu. Ele enfatizou que o processo de impeachment de Dilma ainda está em andamento no Senado e as revelações devem gerar pressão da sociedade civil sobre o Parlamento.

Posts Relacionados

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet

Impacto da Reforma Tributária nas empresas tech é um dos temas de evento gratuito dia 18 de março