Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento

Espetáculo potiguar “P´S” passa por Santa Catarina em abril

Espetáculo potiguar “P´S” passa por Santa Catarina em abril

O espetáculo “P’S”, da Trapiá Cia Teatral, traz dramaturgia e direção de renomados artistas catarinenses

Em abril, Santa Catarina recebe atração do Circuito Nacional Palco Giratório Sesc 2018. O espetáculo “P’S”, da Trapiá Cia Teatral, vindo de Rio Grande do Norte, se apresentará nas cidades de Rio do Sul (22/04), Brusque (24/04), Blumenau (26/04) e Balneário Camboriú (30/04). Os ingressos gratuitos podem ser retirados no local da apresentação, uma hora antes do início do espetáculo. Mais informações podem ser obtidas no https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/palco-giratorio-espetatulo-ps.

Inspirado na obra “Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão”, do escritor francês Michel Foucault, a montagem narra a história de um homem que assassinou brutalmente seus familiares. O enredo, que é baseado em uma história real, ganha um “toque” brasileiro, ao dar nova identidade ao personagem principal, desta vez como um nordestino. A peça tem o propósito de convidar à reflexão sobre o homem além de seus atos, seus impulsos e desejos mais profundos, assim como nos aproximarmos de nós mesmos. O espetáculo tem duração de 57 minutos e classificação etária de 14 anos.

A Cia Trapiá ministrará ainda oficina “O Som da Cena”*, em Blumenau, no dia 28/04, e participará do Pensamento Giratório, que se trata de um bate-papo com a Cia Trapiá, mediado pelo artista local Luciano Estevão (Grupo Tramanduarte), em Balneário Camboriú, no dia (30/04). O tema da conversa será sobre a experiência de trabalhar com um Historiador de ofício (no papel de diretor) e um psiquiatra (no papel de dramaturgo) na construção da narrativa teatral e criação de P’s.

Sobre o projeto nacional Palco Giratório do Sesc:
O Palco Giratório 2018, maior circuito de artes cênicas do Brasil, traz a todas as regiões do Estado espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. São esperadas 10 mil pessoas em 92 dias de programação. De abril a novembro, Santa Catarina recebe 80 apresentações, 7 Pensamentos Giratórios e 2 intercâmbios com artistas locais, além de 68 horas de oficina. O projeto envolve mais de 130 artistas de todas as regiões do país, que apresentarão a pluralidade das artes cênicas brasileiras em 10 circuitos pelo interior de Santa Catarina. Em agosto, todos se encontram no Festival Palco Giratório, em Florianópolis, que esse ano comemora seus 15 anos no Estado.

Este ano a 21º edição do Palco Giratório destaca a linguagem circense, prestando homenagem ao Palhaço Biribinha (AL), interpretado pelo ator Teofánes Antônio Leite da Silveira, Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana. Ele comemora 60 anos de carreira com um histórico de engajamento e resistência para com as artes circenses no Brasil.

O Palco Giratório tem como objetivo a difusão das artes cênicas, e também contribuir para a formação de plateias, a partir da circulação de espetáculos de gêneros variados. O projeto também abrange atividades formativas e que proporcionam o intercâmbio entre os próprios artistas de diversos estados, assim como, com o seu público. Confira mais informações emwww.sesc.com.br/portal/site/palcogiratorio.

Programação do Circuito Palco Giratório Sesc – espetáculo “P’S” 
Rio do Sul (22/04) – Fundação Cultural de Rio do Sul, 19h, R. Ruy Barbosa, 204 – Budag
Brusque (24/04) – Teatro de Azambuja, Rua Azambuja, 960, Bairro Azambuja.
Blumenau (26/04) – Galpão de Arquitetura da Furb, Rua Itoupava Seca (bloco Q/Ponto de Táxi), 20h30
Balneário Camboriú (30/04) – Teatro Municipal Bruno Nitz, Av. Central, 50, esquina com a Rua 300.
Entrada Gratuita – Os ingressos gratuitos podem ser retirados no local da apresentação, uma hora antes do início do espetáculo
Sinopse: No livro Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão, Michel Foucault descreve e analisa um caso real de parricídio acontecido na primeira metade do século XIX. Inspirado na obra de Foucault, este espetáculo de Gregoy Haertel traz para uma vila do sertão nordestino a história de P, jovem que assassina brutalmente alguns familiares seus. Focando nas intensas contradições do personagem e passando por momentos que vão desde a sua infância até o seu suicídio, o texto procura trazer à tona o homem além do seu ato, não com o intuito de explicá-lo e diminuir a gravidade do que fez, mas com a vontade única de nos aproximar dele e, com isto, talvez também nos aproximar de nós mesmos. P’s coloca em discussão a memória, a psiquiatria, a justiça e o amor desmedido. Drama. Classificação: 14 anos. 57 minutos.

Ficha Técnica
Direção: Lourival Andrade
Texto: Gregory Haertel
Atuação: Alexandre Muniz
Concepção de trilha sonora: Aglailson França
Execução de trilha sonora (músicos/atores): Emanuel Bonequeiro e Aglailson França
Cenário e figurino: Custódio Jacinto
Concepção de iluminação: Adriano Nunes
Execução de iluminação: Custódio Jacinto
Fotografias: Jandison Nascimento e Andrey Blanco
Criação de material gráfico: André Nascimento
Produção visual: Beatriz Alves

Pensamento Giratório – bate-papo com a Cia Trapiá (RN) e Luciano Estevão (Grupo Tramuandarte)
Entrada gratuita: Balneário Camboriú (30/05) – 21h (após o espetáculo) – Teatro Municipal Bruno Nitz – Av. Central, 50, esquina com a Rua 300.
Sinopse: Pretendemos discutir com o público interessado e, principalmente, com os grupos locais o processo colaborativo na construção da espetacularidade. A intenção é demonstrar como se processa a elaboração de um espetáculo a partir da colaboração intensa e dinâmica de todos os agentes que compõem o trabalho. Neste processo entram em jogo a criação da direção, da interpretação, do cenário e ambientação cênica e da concepção da trilha sonora original e ao vivo. Todo o processo se dá a partir da experimentação e do convencimento, tendo a prática como metodologia, até se chegar no consenso grupal. Neste sentido, a Trapiá propõe o trabalho com um dramaturgo que esteja aberto para este processo de constante discussão sobre a construção espetacular. É também determinante a discussão sobre o processo multidisciplinar, ou seja, a elaboração artística levando em consideração os conhecimentos acumulados em áreas diversas, como a História e a Psicologia, por exemplo. Neste Pensamento Giratório abordaremos a experiência de trabalhar com um Historiador de ofício (diretor) e um psiquiatra (dramaturgo) na construção da narrativa teatral de P’s.

*Oficina O Som na Cena (carga horária de 8h):
Sinopse: A proposta consiste em demonstrar na prática como se confeccionar instrumentos de materiais diversos e como os mesmos podem ser utilizados na cena teatral para realização de trilha sonora original e ao vivo.
Blumenau (28/04): das 9h às 12h e das 13h às 18h
Nº de participantes: até 20
Carga horária: 8h
Valor: R$ 20,00 (trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços, Turismo e seus dependentes) e R$ 40,00 (usuário).

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu