Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento

Estilo criado em Santa Catarina entra para um dos mais respeitados guias mundiais de juízes de cerveja

Estilo criado em Santa Catarina entra para um dos mais respeitados guias mundiais de juízes de cerveja

Catharina Sour foi anunciada hoje (4) como integrante provisória do Beer Judge Certification Program (BJPC). É a primeira vez que um estilo criado no Brasil conquista este espaço

O dia 4 de julho de 2018 representa um novo marco para o movimento das cervejas artesanais no Brasil. Com crescimento acima dos 20% no número de cervejarias e no consumo da bebida nos últimos cinco anos, o país teve o primeiro estilo nacional catalogado pela mais importante instituição de juízes de cervejas do mundo, o Beer Judge Certification Program (BJPC). A Catharina Sour, cerveja ácida com adição de frutas, agora pode ser julgada em todo o mundo em concursos oficiais que seguem essa normativa.

Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e um dos criadores do estilo, comenta que a intenção da Catharina Sour já vinha se cumprindo. “Quando começamos a pensar em um estilo diferente, pensamos em algo que pudesse gerar discussão e debate sobre as cervejas produzidas no Brasil. Isso já tem acontecido com esse estilo nas rodas de conversa, nos concursos e nas divulgações sobre o nosso mercado. Agora, esse movimento só ganha mais força”, fala.

A história da Catharina Sour começou em 2015, em Santa Catarina, entre os produtores caseiros. Em 2016, através da Associação Catarinense das Cervejas Artesanais (Acasc), eles organizaram um workshop que contou com a participação de mais de 20 cervejarias, que passaram a produzir a Catharina Sour profissionalmente.

Nos eventos cervejeiros seguintes o estilo começou a se popularizar e hoje, além de marcas de todo o Brasil, já há cervejarias de outros países da América Latina colocando as suas Catharinas Sours em produção.

Para Lapolli, o reconhecimento do BJCP não é apenas ao estilo em si, mas também ao mercado cervejeiro. “Com a adição de frutas a uma cerveja ácida e leve, conseguimos voltar ainda mais os olhos do mundo interessado em cerveja para o Brasil. Estamos muito felizes”, acrescenta.

Sobre o estilo
A Catharina Sour é uma cerveja leve e refrescante, com baixo amargor, corpo leve e boa carbonatação. A graduação alcoólica vai de 4% a 5,5% e o índice de IBUs varia de 2 a 8.

A aparência é clara e efervescente. A coloração varia de acordo com a fruta utilizada. Em relação a estilos similares, é mais intensa do que uma Berliner Weisse, mas com frutas frescas. É menos azeda do que as Lambics e as Gueuzes, sem a característica dos Brettanomyces.

Todas as informações técnicas oficiais sobre o estilo estão no link www.dev.bjcp.org/beer-styles/x4-catharina-sour.

Sobre a Abracerva 
A Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) foi fundada em outubro de 2013 para reunir e defender os interesses das cervejarias e da cadeia envolvida com o setor no país. Desde então, iniciou a articulação para a entrada das microcervejarias no Simples e prevê mais ações nos próximos meses.

Posts Relacionados

Canjica é a grande atração gastronômica do Piçarraiá

Canederli e outros pratos típicos aguçam o paladar na 28ª Festa Trentina

Em julho o projeto Cia Mútua 25 anos oferece duas oficinas

FESTA DE COROAÇÃO DA MISS SANTA CATARINA EMPRESARIAL 2018

Piçarraiá terá decoração acessível

SEXTA JAZZ AF homenageia Tadd Dameron

2ª edição do Festival Gastronômico de Piçarras inicia nesta quinta-feira com 21 estabelecimentos participantes

Circuito Sesc de Música chega a Lages, Urubici, São Joaquim, Rio do Sul, Vidal Ramos e Blumenau

CLAM FLORIPA ESTREIA COM SAMBA E ZOUK

Maior rede de barbearias do Brasil chega a Brusque

Músico Guilherme Franzói lança disco de estreia

14º Festival Gastronômico de Pomerode terá atração especial para as crianças

Ticiane Pinheiro e Rafa Justus são as estrelas em novo comercial de marca catarinense

Bud Basement transmite o jogo do Brasil x México em Floripa nesta segunda

Arena Brahma N°1 anuncia mais uma atração gratuita em Florianópolis

Do clássico ao exuberante: novas delícias no cardápio do Café du Centre

Chegou a hora da Temporada de Concertos e Recitais de Inverno da Escola de Música

Lançamento do Festival “Um Mar de Sabores” é semana que vem

Mineiros da banda Onze:20 e cinco DJs comandam a Crush Party, em Jurerê Internacional

Centenário de Ingmar Bergman é celebrado com Mostra de Cinema nas Unidades do Sesc