Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Estudantes brasileiros vão disputar Olimpíada de Astronomia e Astronáutica no Panamá

Cinco estudantes vão representar a equipe brasileira durante a 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) que vai acontecer entre os dias 09 e 13 de outubro no Panamá. O grupo foi selecionado pelo resultado obtido na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O Brasil vai ser representado por Davi de Lima Coutinho Dos Santos, de 17 anos, de Itatiba\SP; Gustavo Mesquita Franca, de 17 anos, de Fortaleza\CE; Hugo Fares Menhem, de 17 anos, São Paulo\SP, Larissa Midori Miamura, de 17 anos, de São Paulo\SP e Mychel Lopes Segrini, de 17 anos, de Vitória\ES.

Os brasileiros vão disputar conhecimento sobre astronomia e astronáutica com estudantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, entre outros. Durante a olimpíada, os participantes realizam provas teóricas e práticas individualmente e em grupo, além de prova de observação astronômica e de lançamento de foguetes de garrafas PET.

Segundo o coordenador nacional da OBA, o astrônomo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, a equipe passou por diversos treinamentos durante o ano e contou com o apoio de astrônomos, medalhistas, engenheiros, entre outros. “A responsabilidade é grande, pois o Brasil já conquistou dezenas de medalhas em olimpíadas no exterior ligadas à astronomia e ciências afins, mas acreditamos que teremos ótimos resultados”.

Seleção 

Antes de encarar uma olimpíada internacional, os estudantes precisam atingir uma alta pontuação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior. Em seguida, são convidados para participarem de diversas etapas de classificação, com provas e treinamentos on-line e presenciais até a escolha final da equipe que vai representar o país.

Sobre a OLAA

Fundada em Montevidéu (Uruguai) em 2008, com a participação do Brasil, a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) é um evento organizado por representantes de países latino-americanos com o intuito de popularizar a astronomia e a astronáutica e valorizar os talentos escolares mais destacados, promovendo a colaboração mútua entre as nações.

Posts Relacionados

O que é a Síndrome da Cabana?

Dor de cabeça pode ter relação com a coluna, entenda

Fort Atacadista inaugura 58ª loja com investimento de R$ 120 milhões

Do topo ao fundo: 11 times que já estiveram em alta, mas estão sem divisão nacional em 2024

Embora e-commerce tenha perdido tráfego em dezembro, segmento turístico continua aquecido

Primeiro dia da 6ª Conferência Distrital de Cultura reúne agentes culturais para apresentação de demandas da classe

Revisão da vida toda: STF reinicia deliberações em uma nova etapa de análises

Capacitismo: atletas colegas de Vinicius Rodrigues explicam como evitar o preconceito que atinge pessoas com deficiência

Tecnologia na gestão escolar: quais as vantagens para a administração de instituições de ensino

O que é necessário para empreender em 2024?