Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Estudantes de Camboriú promovem exposição sobre Semana de Arte Moderna

Os alunos do 9º ano da escola municipal Artur Sichmann, de Camboriú, prepararam uma exposição de arte para toda a escola. O objetivo foi compartilhar com as outras turmas e comunidade escolar o momento em que o Brasil começa a desenvolver sua própria identidade artística e literária: a Semana da Arte Moderna, de 1922. O trabalho foi liderado pela professora de Língua Portuguesa Josiane Fidelis. “Não tem como trabalhar literatura dissociada da história da arte”, explica a professora. Por isso, antes de os alunos começarem a estudar sobre os autores brasileiros na disciplina de Josiane, a professora propôs o projeto.

“Discutimos muito em sala de aula sobre a Semana de Arte Moderna. Lemos textos, ouvimos músicas e conhecemos artistas. Aí, surgiu a questão: como tornar visível e acessível para as outras séries o que estávamos pesquisando? Como transformar esse conhecimento em algo prático, que realmente expandisse a sala de aula?”, conta a professora. A solução encontrada foi montar uma exposição de arte, em que cada grupo de alunos pudesse apresentar um artista brasileiro, suas produções e história, para a comunidade escolar.

Além de fazer com que o aprendizado se ampliasse para fora da sala de aula, a professora Josiane Fidelis acredita que a exposição foi uma maneira de levar mais arte e cultura ao cotidiano de todos os alunos. “A escola tem que propiciar isso de alguma maneira. Todas as linguagens artísticas foram exploradas, não só a literatura, mas também música e artes visuais. Foi um trabalho completo”, conclui.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH