Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Itajai Navegantes

Estudos para setorização da água avançam em Itajaí

Estudos para setorização da água avançam em Itajaí

Pontos estratégicos da rede recebem diagnósticos para melhoria dos serviços

 

O mês de julho se inicia marcado pelos primeiros passos em direção à readequação e setorização do sistema de abastecimento de água em Itajaí. O projeto decorre do desejo da população e da autarquia de modernizar a estrutura de distribuição assumida pelo poder municipal em 2003, a qual inclui estruturas que remontam até mesmo à década de 30. O diagnóstico detalhado da rede e demais equipamentos de fornecimento de água potável vai estabelecer a melhor estratégia de ações e investimentos para minimizar perdas, otimizar custos, prevenir incidentes e garantir continuamente a qualidade para o consumidor final.

 

Em termos práticos, o que está acontecendo nesta semana é a preparação de partes da rede consideradas estratégicas, para a realização de ensaios de pitometria, seguida da execução dos testes em si. A pitometria é uma técnica usada para se medir a pressão e a vazão reais da água, possibilitando a simulação de condições extremas de operação, ao mesmo tempo em que se opera dentro das estruturas reais do local. Ou seja, com estes estudos se pode prever situações que fogem ao dia-a-dia da operação, além de se descobrir particularidades que podem não ter sido percebidas anteriormente.

 

Na terça-feira, dia 02 de julho, as ruas Maurício Pacheco e Arnoldo Lopes Gonzaga, no Imaruí, e a João Dalmolin, na Canhanduba, receberam as equipes de preparo da rede, que realizaram escavações e medições. No dia seguinte, enquanto os trechos já preparados executavam os ensaios, as ruas Frederico Augusto Luiz Thieme e Joinvile, no Centro, e Pedro Wanzuita, na Itaipava, recebiam os trabalhos iniciais.

 

Alterações no trânsito

 

Nesta quinta-feira, 04 de julho, a Heitor Liberato, na esquina com a Travessa Nazário Thomé Linhares, e a Alfredo Eicke, na esquina com a rua Blumenau, entram no cronograma dos serviços, o que pode causar uma interferência parcial no trânsito. Na sexta feira (05/07), os trabalhos avançam para a rua Luci Canziani, no caminho para a Praia Brava, mas como a escavação será feita no passeio não deve haver influência no tráfego de veículos.

 

Os estudos para a setorização devem ser finalizados até dezembro deste ano, incluindo a elaboração de soluções técnicas globais e localizadas, subsídios para a montagem de plano de licitação e gestão de obra e orçamento detalhado do custo global, entre outros dados. “Este é um projeto inédito em Itajaí e será fundamental para a resolução definitiva dos problemas de turbidez, que decorrem de eventos relacionados diretamente às condições da rede. Será a garantia de segurança e qualidade pela qual nossa cidade anseia”, explica Victor Silvestre, Diretor de Saneamento do Semasa.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas