Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

ETE de São Francisco do Sul é apresentada ao público em inauguração exclusivamente onlineETE de São Francisco do Sul é apresentada ao público em inauguração exclusivamente online

Cidade do Litoral Norte de Santa Catarina passa a ter um novo patamar de cuidados com a qualidade de vida e preservação ambiental

Os serviços de tratamento de esgotos levam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, à expansão do turismo, à valorização dos imóveis, à despoluição do mar e rios e à preservação dos recursos hídricos. O despejo de esgotos sem o devido tratamento no meio ambiente implica na perda da qualidade de vida, problemas de saúde e a dificuldade de usufruir de um espaço comum com qualidade. São Francisco do Sul ganha às 9h desta terça-feira, 16 de junho, sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em uma inauguração exclusivamente online e sem a presença de público no local. O evento terá transmissão pelo Youtube, em um formato inédito para este tipo de obra em Santa Catarina.

No Estado, 76,3% da população não tem acesso à coleta e tratamento de esgoto, segundo dados do Painel do Saneamento Básico no Brasil, do Instituto Trata Brasil. A estrutura é fundamental para remover os poluentes da água previamente usada pela comunidade, de forma a devolvê-la aos mananciais hídricos de acordo com os parâmetros exigidos pelos órgãos ambientais. A ETE Ubatuba é uma das obras mais aguardadas da cidade, onde, até então, a solução para o esgoto era a utilização de fossas/filtro, pouco adequadas para uma baía com adensamento populacional.

De acordo com a professora doutora, Bianca Goulart de Oliveira Maia, coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Univille, diversas doenças são evitadas quando se investe em saneamento básico, como cólera, hepatite A, diarreia e verminoses. “Até mesmo o novo coronavírus já foi detectado no esgoto, apesar de ainda não sabermos como ele se comporta na água”, enfatiza.

Conforme Bianca, coletar e tratar esgotos evita que a população fique exposta a todas essas doenças, além de valorizar o dinheiro público, pois a cada R$ 1 investido em saneamento básico, se economiza R$ 4 no sistema de saúde, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Portanto, tratar esgoto é, antes de qualquer coisa, cuidar da saúde das pessoas e do meio ambiente”, enfatiza a professora universitária.

Novo patamar de cuidado

No país, dos 5.470 municípios, 74 têm entre 50 e 60 mil habitantes. Destes, 28 não possui qualquer tipo de sistema de coleta e tratamento de esgoto e 15 municípios têm entre 1,7% e 20%. Diante desta realidade, São Francisco do Sul passa a ter um novo patamar de cuidados com a qualidade de vida e preservação ambiental. Bianca lembra que, a partir do momento que usamos um banheiro ou abrimos uma torneira, já estamos gerando esgoto. “O cálculo inclusive é bem simples: 80% da água consumida em uma residência se transforma em esgoto. E para onde vai todo esse esgoto? Para a natureza para o solo, rios e mares, ou seja retorna para nós, já que nossos recursos se originam nessas fontes. Por isso é essencial fazer o tratamento desse esgoto”, acrescenta.

A professora da Univille destaca ainda que existem diferentes sistemas e tecnologias para tratamento do esgoto doméstico, que variam basicamente em função da área disponível e dos recursos empregados. Ela destaca, no entanto, que o Sistema SBR empregado na ETE Ubatuba é um dos mais modernos consolidados no Brasil. Trata-se do mesmo sistema empregado no Perini Business Park, complexo empresarial em Joinville, por exemplo. “Ele é do tipo aeróbio (com a utilização de oxigênio), em que o esgoto tratado apresenta elevada qualidade final. As principais vantagens estão no fato de requerer áreas pequenas de instalação e automatização e, quando operado corretamente, não gera odores desagradáveis, que é o que preocupa tanto a população”, lembra. “Como francisquense que sou, fico muito feliz de ver que, finalmente, São Francisco do Sul terá acesso a esse serviço tão essencial e primário. A partir desse ponto podemos falar, de fato, em desenvolvimento”, diz a professora.

A concessionária é uma empresa do Grupo AEGEA que, em Santa Catarina, detém também as concessões das Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas.

Posts Relacionados

De Vw Voyage a imóveis no litoral: veja os bens dos candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú.

Diário da Cidade

Estado cede prédio para abrigar a nova sede da 1ª Delegacia de Polícia em Blumenau

Traficante procurado pela Interpol é preso em Balneário Camboriú

Edson Piriquito anuncia Ademar Schneider como vice-candidato em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Acidente fatal causa lentidão na BR-101 em Balneário Camboriú

Propagandas políticas deverão conter audiodescrição e interpretação de Libras

Setembro Amarelo: a importância de falar sobre a prevenção do suicídio

Novos prefeitos precisarão acelerar o saneamento

Balneário Camboriú registrou 17 novos casos de Covid-19

Câmara de Balneário Camboriú retoma atendimento ao público externo

Edson Piriquito é definido como Pré-Candidato a Prefeito em Balneário Camboriú

MDB Balneário Camboriú realizará convenção no próximo dia 12/09 e lançará Edson Piriquito

Saúde da Mulher: câncer no colo do útero

Transferência de Messi pode ser mais cara do que as quatro maiores da história somadas

Diário da Cidade

IFC busca voluntários para acolhimento de futuros cães-guia

INSS notifica beneficiários por cartas físicas e digitais enviadas pelos Correios

Interditado o cultivo de moluscos de Laranjeiras e Barra em Balneário Camboriú

Udesc segue entre melhores universidades no ranking global da Times Higher Education

Mesmo com empréstimo de 30 milhões “requalificação” não passou no Nova Esperança

59 vagas de emprego abertas em Balneário Camboriú e região

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: