Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

ETFs temáticos conquistam o mercado financeiro

Produtos listados na B3 estão cada vez mais diversificados e atraem o interesse dos investidores

Os fundos de índice (ETFs) têm despertado cada vez mais o interesse dos brasileiros que investem na bolsa de valores. No período de 2018 a 2021, o patrimônio desse tipo de fundo quase quadruplicou, subindo de R$ 12 bilhões para R$ 47 bilhões, segundo dados da B3. O crescimento reflete o aumento da demanda em paralelo ao da oferta.

A lista de ETFs disponíveis na B3 não só aumentou nesse período, como também se diversificou. Até o início de agosto, a Bolsa de Valores ofertava 73 fundos de índice diferentes.

Além de ETFs tradicionais — que seguem índices amplos, como o Ibovespa —, há outras opções temáticas, como os fundos atrelados aos índices de governança, sustentabilidade, small caps e internacionais.

Se inicialmente a movimentação dos investimentos em ETFs manteve-se direcionada aos produtos mais tradicionais, agora os investidores têm diversificado não só a carteira, mas também os interesses. Levantamento realizado pela Teva Indices neste ano identificou que os fundos de índices temáticos começaram o ano com o maior volume de captação.

De acordo com o levantamento, os três fundos com maior captação foram o SMAL11, que reúne small caps; o HASH11, composto por criptomoedas; e o ESGU11, que engloba empresas listadas nas bolsas estadunidenses com boas práticas de governança, responsabilidade ambiental e social (ESG).

Conheça o produto antes de investir

A orientação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) é para que o investidor pesquise sobre os produtos financeiros disponíveis no mercado antes de investir. Por isso, em vez de escolher um ETF apenas por ser muito procurado no momento, é necessário fazer essa avaliação.

O fundo de índice é um investimento em renda variável que reúne diferentes ativos em um único produto. Todos eles são atrelados a um índice de referência. Essa característica o torna um fundo diversificado e mais seguro dentro da modalidade renda variável. Além disso, os custos são acessíveis aos pequenos investidores.

A natureza do ETF é apontada como o principal fator responsável por atrair cada vez mais investidores. No entanto, é preciso que eles prestem atenção à cobrança de taxas e aos custos envolvidos na operação. A Anbima também recomenda acompanhar os índices de referência para saber o melhor momento de investir.

Entenda os índices temáticos

Cada um dos ETFs temáticos que iniciaram 2022 com maior volume de captação segue um índice de referência diferente. O SMAL11 é um dos quatro ETFs de small caps listados na B3. Além dele, há o SMAB11, o TRIG11 e o SMAL11. Todos eles estão atrelados ao Índice Small Cap (SMLL).

De acordo com informações da B3, o SMLL funciona como um indicador de desempenho dos ativos de empresas de menor capitalização listadas na Bolsa de Valores, as chamadas “small caps”.

Já o HASH11 foi o primeiro ETF de criptomoedas listado na B3. A gestora responsável por ele é a Hashdex Criptoativos, apontada como uma das maiores da América Latina. O fundo reflete o índice Nasdaq Crypto Index (NCI), composto pelas principais criptomoedas do mercado, como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

Por fim, o ESGU11 replica o desempenho do MSCI USA Extended ESG Focus Index, índice internacional que reúne ativos de empresas globais de tecnologia.

Para investir em ETFs, é necessário ter uma conta em uma plataforma de investimentos que permita o acesso aos produtos da B3. As ordens de compra e venda são feitas on-line. A equipe de profissionais da plataforma onde o investidor é cliente pode orientá-lo sobre como compor uma carteira compatível com o seu perfil e os seus interesses.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados