Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Evite choques térmicos e mantenha a saúde na estação mais fria do ano

Com a chegada da estação mais fria do ano neste sábado (20) é preciso ficar atento às variações de temperatura de um ambiente para outro. O conselho de evitar sair de um local aquecido seja pelo ar condicionado, lareira ou fogão a lenha diretamente para a área externa é válido para prevenir choques térmicos e o aparecimento de renites, sinusites, resfriados, dores nas articulações e até mesmo acidentes vasculares cerebrais.

Antes de sair da academia e encarar as baixas temperaturas do ambiente externo a recomendação é se agasalhar ou ainda aguardar alguns minutos até a temperatura corporal baixar. O mesmo vale para os momentos de sair de casa, do trabalho ou de espaços que também costumam estarem aquecidos nessa etapa do ano.

“O organismo não se adapta imediatamente à temperatura diferente daquele em que estava acostumado. Esse processo eleva a pressão sanguínea e aumenta o esforço do coração, que precisa distribuir sangue para todo o corpo”, alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann

Entre os indicativos do choque térmico estão: face e extremidades (mãos e pés) gelados rapidamente porque o corpo concentrará o calor no tronco; pele arrepiada como mecanismo para manter a temperatura corporal estável; rosto corado e pele suada para alertar o aumento da temperatura interna.

Para prevenir os choques térmicos o médico orienta não permanecer desabrigado em locais frios ou muito tempo em ambientes quentes; evitar transitar em ambientes com temperaturas muito diferentes e manter o ar condicionado próximo dos 23º C, lembrando de desligar com antecedência antes de sair. Ainda entre os cuidados estão de utilizar um aquecedor no banheiro e optar por manter a temperatura da água do chuveiro em no máximo 39º C.

“Esses cuidados devem ser redobrados por idosos; pacientes com arritmia, hipertensão ou diabetes; pessoas que tiveram infarto do miocárdio ou hemorragia cerebral. Aliados a isso, alguns hábitos precisam ser eliminados como tomar banho após ingestão de bebida alcoólica, das refeições ou da ingestão de medicamentos”, explica Reichmann.

Posts Relacionados

Festival de Música Cena Litoral agita Balneário Camboriú com atrações gratuitas até domingo (31), com show de Vitor Kley

Festival de Curitiba e shows musicais comandam programação de abril do Teatro Positivo

De casinha do coelho a oficinas de doces: Páscoa no BravaMall traz decoração temática e atrações infantis

Balneário Shopping lança o PodTrends para fechar a temporada de verão

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento