Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Evite estiramentos e fraturas com alongamentos, mesmo nos dias frios

Evitar lesões, adequar a postura, melhorar o humor e a disposição, aumentar a flexibilidade muscular, desenvolver resistência e aliviar as tensões cotidianas. Esses são alguns dos benefícios dos alongamentos tanto para a prática esportiva quanto no decorrer de um dia de trabalho. “Esses exercícios específicos promovem o estiramento das fibras musculares, que se afastam do músculo e aumentam de comprimento proporcionando mais agilidade e amplitude do movimento”, explica o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann.

A recomendação para fazer alongamento é antes de iniciar as atividades diárias, depois de permanecer muito tempo na mesma posição, no início e no término de uma atividade física e em momentos de lazer. No entanto, os benefícios dessa prática são deixados de lado com a queda da temperatura. “No outono e no inverso os músculos ficam mais enrijecidos, principalmente, na tentativa de produzir calor e, por isso, o alongamento é fundamental para ativar a musculatura, auxiliar na circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal”, alerta o médico.  

Quando o músculo é alongado há aumento na movimentação da articulação, que é comandada por esse músculo. Com isso, amplia-se a flexibilidade e diminui o risco de lesões, que costuma ser mais comum nas estações mais frias como outono e inverno. Entre as principais orientações para um bom alongamento está a respiração. “Ao respirar fundo, aumentamos o relaxamento muscular, uma vez que a respiração confere ritmo ao exercício. Por esse motivo, a respiração no alongamento deve ser lenta e profunda”, salienta.

Entre as orientações, Reichmann destaca que é muito importante respeitar os próprios limites e não forçar o alongamento. Alongar à força pode causar lesões nos músculos e nos tendões. A flexibilidade vem aos poucos, com a prática diária regular. “Inicie o alongamento até sentir uma pequena tensão no músculo. Em seguida, relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos. Volte, novamente, à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo. Mas não force, sempre respeite seus limites!”, recomenda Reichmann.

O alongamento deve começar pelos músculos primários, que são o superior das costas, peitoral e posterior das coxas e dos glúteos. Depois, pelos músculos auxiliares ou secundários como os das mãos, dedos e bíceps. Assim, as principais áreas trabalhadas são a coluna, o pescoço, os membros superiores e inferiores e as regiões pélvica e lombar.

Para potencializar o resultado, após cada alongamento deve-se contrair o músculo por alguns segundos e, em seguida, voltar a alongar. Reichmann comenta que o alongamento pode ser utilizado para o tratamento de algumas enfermidades, como: fibromialgia, problemas na coluna e lesões dos tecidos conjuntivos.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados