Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Evite estiramentos e fraturas com alongamentos, mesmo nos dias frios

Evitar lesões, adequar a postura, melhorar o humor e a disposição, aumentar a flexibilidade muscular, desenvolver resistência e aliviar as tensões cotidianas. Esses são alguns dos benefícios dos alongamentos tanto para a prática esportiva quanto no decorrer de um dia de trabalho. “Esses exercícios específicos promovem o estiramento das fibras musculares, que se afastam do músculo e aumentam de comprimento proporcionando mais agilidade e amplitude do movimento”, explica o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann.

A recomendação para fazer alongamento é antes de iniciar as atividades diárias, depois de permanecer muito tempo na mesma posição, no início e no término de uma atividade física e em momentos de lazer. No entanto, os benefícios dessa prática são deixados de lado com a queda da temperatura. “No outono e no inverso os músculos ficam mais enrijecidos, principalmente, na tentativa de produzir calor e, por isso, o alongamento é fundamental para ativar a musculatura, auxiliar na circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal”, alerta o médico.  

Quando o músculo é alongado há aumento na movimentação da articulação, que é comandada por esse músculo. Com isso, amplia-se a flexibilidade e diminui o risco de lesões, que costuma ser mais comum nas estações mais frias como outono e inverno. Entre as principais orientações para um bom alongamento está a respiração. “Ao respirar fundo, aumentamos o relaxamento muscular, uma vez que a respiração confere ritmo ao exercício. Por esse motivo, a respiração no alongamento deve ser lenta e profunda”, salienta.

Entre as orientações, Reichmann destaca que é muito importante respeitar os próprios limites e não forçar o alongamento. Alongar à força pode causar lesões nos músculos e nos tendões. A flexibilidade vem aos poucos, com a prática diária regular. “Inicie o alongamento até sentir uma pequena tensão no músculo. Em seguida, relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos. Volte, novamente, à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo. Mas não force, sempre respeite seus limites!”, recomenda Reichmann.

O alongamento deve começar pelos músculos primários, que são o superior das costas, peitoral e posterior das coxas e dos glúteos. Depois, pelos músculos auxiliares ou secundários como os das mãos, dedos e bíceps. Assim, as principais áreas trabalhadas são a coluna, o pescoço, os membros superiores e inferiores e as regiões pélvica e lombar.

Para potencializar o resultado, após cada alongamento deve-se contrair o músculo por alguns segundos e, em seguida, voltar a alongar. Reichmann comenta que o alongamento pode ser utilizado para o tratamento de algumas enfermidades, como: fibromialgia, problemas na coluna e lesões dos tecidos conjuntivos.

Posts Relacionados

Shopping Itaguaçu apresenta campanha com foco em inovação

Depois da Tempestade: o desespero do término e a importância do amor próprio

Victor Bonini assina contrato com Grupo Editorial Coerência para novo livro

Cervejaria Dádiva marca mês de setembro com novidades

Vendas de livros crescem durante pandemia e autores sentem diferença

Acibalc realiza painel online para debater o novo método de pagamento do Banco Central

Cinco autores de fantasia nacional para você conhecer ainda nessa quarentena

Bibi lança calçado com ação antiviral que protege contra o coronavírus

Diário da Cidade

Beneficiários do Auxílio Emergencial têm acesso ao Corujinha Social

Diário da Cidade

Em setembro, gaúcho tem ingresso diferenciado no Fun Museu

Telma Brites assina contrato para lançar nova edição da trilogia Gaia

Diário da Cidade

A vida no campo e o amor pela pintura compõem novo livro de Natalia Moreno

Diário da Cidade

Circuito de Cicloturismo da Costa Verde & Mar receberá novidades quando a situação de emergência for superada

Cerveja Beck’s vai transformar a icônica tenda do Green Valley em peças de moda exclusivas

Patrícia Vittorini fecha contrato para lançar seu terceiro livro

Diário da Cidade

Fun Museu lança experiência em realidade aumentada

Roda gigante de Balneário Camboriú já tem nome: FG BIG WHEEL

Catarinense Escola Superior de Cerveja e Malte exporta conhecimento cervejeiro para o quinto país e chega a Portugal

Diário da Cidade

Escritora levanta reflexões sobre divergências ideológicas em seu primeiro livro de distopia

Cervejaria Dádiva adere ao projeto Black is Beautiful e produz receita colaborativa com o EAP idealizada nos EUA em prol da igualdade racial

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: