Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Evite estiramentos e fraturas com alongamentos, mesmo nos dias frios

Evitar lesões, adequar a postura, melhorar o humor e a disposição, aumentar a flexibilidade muscular, desenvolver resistência e aliviar as tensões cotidianas. Esses são alguns dos benefícios dos alongamentos tanto para a prática esportiva quanto no decorrer de um dia de trabalho. “Esses exercícios específicos promovem o estiramento das fibras musculares, que se afastam do músculo e aumentam de comprimento proporcionando mais agilidade e amplitude do movimento”, explica o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann.

A recomendação para fazer alongamento é antes de iniciar as atividades diárias, depois de permanecer muito tempo na mesma posição, no início e no término de uma atividade física e em momentos de lazer. No entanto, os benefícios dessa prática são deixados de lado com a queda da temperatura. “No outono e no inverso os músculos ficam mais enrijecidos, principalmente, na tentativa de produzir calor e, por isso, o alongamento é fundamental para ativar a musculatura, auxiliar na circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal”, alerta o médico.  

Quando o músculo é alongado há aumento na movimentação da articulação, que é comandada por esse músculo. Com isso, amplia-se a flexibilidade e diminui o risco de lesões, que costuma ser mais comum nas estações mais frias como outono e inverno. Entre as principais orientações para um bom alongamento está a respiração. “Ao respirar fundo, aumentamos o relaxamento muscular, uma vez que a respiração confere ritmo ao exercício. Por esse motivo, a respiração no alongamento deve ser lenta e profunda”, salienta.

Entre as orientações, Reichmann destaca que é muito importante respeitar os próprios limites e não forçar o alongamento. Alongar à força pode causar lesões nos músculos e nos tendões. A flexibilidade vem aos poucos, com a prática diária regular. “Inicie o alongamento até sentir uma pequena tensão no músculo. Em seguida, relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos. Volte, novamente, à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo. Mas não force, sempre respeite seus limites!”, recomenda Reichmann.

O alongamento deve começar pelos músculos primários, que são o superior das costas, peitoral e posterior das coxas e dos glúteos. Depois, pelos músculos auxiliares ou secundários como os das mãos, dedos e bíceps. Assim, as principais áreas trabalhadas são a coluna, o pescoço, os membros superiores e inferiores e as regiões pélvica e lombar.

Para potencializar o resultado, após cada alongamento deve-se contrair o músculo por alguns segundos e, em seguida, voltar a alongar. Reichmann comenta que o alongamento pode ser utilizado para o tratamento de algumas enfermidades, como: fibromialgia, problemas na coluna e lesões dos tecidos conjuntivos.

Posts Relacionados

Engenheiro civil abandona carreira para ser escritor e viraliza no TikTok

Com liberação da vacina, escritor brasileiro sugere positivismo pós-pandêmico

Música, descontração e apresentações gratuitas no Sul da Ilha de SC

Programação especial traz atividades de circo e brincadeiras antigas às férias do Itajaí Shopping

Circuito de Cicloturismo da Costa Verde & Mar conta com mais de 40 atrativos turísticos

Razões que podem contribuir com a queda de cabelo

Campeã do Musa do Brasileirão troca as passarelas pelo empreendedorismo

Cirurgia plástica em 2021 visa mais segurança e melhores resultados com novas tecnologias

Rede de franquia Stonia chega a Balneário Camboriú

Fun Museu anuncia horário especial de atendimento até fevereiro

INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E PETS: UMA LIGAÇÃO BENÉFICA DURANTE A INFÂNCIA

Roda gigante inaugura nesta quinta-feira e será aberta ao público a partir de sexta-feira

Balneário Shopping e Instituto Guga Kuerten irão beneficiar 80 crianças

Atrações Disney e Papai Noel interativo irão surpreender no Balneário Shopping

Cacau Show antecipa ChocoFriday para membros do Cacau Lovers

3 autoras de romance para ler ainda este ano

Diário da Cidade

Músico catarinense Gui Franzói lança single e inicia novo momento na carreira

Escritora lança série de vídeos no Youtube sobre a literatura africana

Cerveja Corona lança linha exclusiva de produtos em colaboração com marca de Garopaba

Shopping Itaguaçu apresenta campanha com foco em inovação

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: