Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Evite estiramentos e fraturas com alongamentos, mesmo nos dias frios

Evitar lesões, adequar a postura, melhorar o humor e a disposição, aumentar a flexibilidade muscular, desenvolver resistência e aliviar as tensões cotidianas. Esses são alguns dos benefícios dos alongamentos tanto para a prática esportiva quanto no decorrer de um dia de trabalho. “Esses exercícios específicos promovem o estiramento das fibras musculares, que se afastam do músculo e aumentam de comprimento proporcionando mais agilidade e amplitude do movimento”, explica o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann.

A recomendação para fazer alongamento é antes de iniciar as atividades diárias, depois de permanecer muito tempo na mesma posição, no início e no término de uma atividade física e em momentos de lazer. No entanto, os benefícios dessa prática são deixados de lado com a queda da temperatura. “No outono e no inverso os músculos ficam mais enrijecidos, principalmente, na tentativa de produzir calor e, por isso, o alongamento é fundamental para ativar a musculatura, auxiliar na circulação sanguínea e aumentar a temperatura corporal”, alerta o médico.  

Quando o músculo é alongado há aumento na movimentação da articulação, que é comandada por esse músculo. Com isso, amplia-se a flexibilidade e diminui o risco de lesões, que costuma ser mais comum nas estações mais frias como outono e inverno. Entre as principais orientações para um bom alongamento está a respiração. “Ao respirar fundo, aumentamos o relaxamento muscular, uma vez que a respiração confere ritmo ao exercício. Por esse motivo, a respiração no alongamento deve ser lenta e profunda”, salienta.

Entre as orientações, Reichmann destaca que é muito importante respeitar os próprios limites e não forçar o alongamento. Alongar à força pode causar lesões nos músculos e nos tendões. A flexibilidade vem aos poucos, com a prática diária regular. “Inicie o alongamento até sentir uma pequena tensão no músculo. Em seguida, relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos. Volte, novamente, à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo. Mas não force, sempre respeite seus limites!”, recomenda Reichmann.

O alongamento deve começar pelos músculos primários, que são o superior das costas, peitoral e posterior das coxas e dos glúteos. Depois, pelos músculos auxiliares ou secundários como os das mãos, dedos e bíceps. Assim, as principais áreas trabalhadas são a coluna, o pescoço, os membros superiores e inferiores e as regiões pélvica e lombar.

Para potencializar o resultado, após cada alongamento deve-se contrair o músculo por alguns segundos e, em seguida, voltar a alongar. Reichmann comenta que o alongamento pode ser utilizado para o tratamento de algumas enfermidades, como: fibromialgia, problemas na coluna e lesões dos tecidos conjuntivos.

Posts Relacionados

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento

Rio do Sul recebe a II Mostra Itinerante do Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina

T.T. Burger chega a Porto Alegre

Outback oferece pratos especiais para o feriado de Páscoa

Festival Cidade Aberta traz Dia Mundial da Criatividade para a comemoração dos 130 anos de Palhoça