Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Experiência digital que promove a transformação social para alunos de escolas públicas retorna a Florianópolis (SC) com novas turmas

Projeto Tribos nas Trilha da Cidadania, desenvolvido há 18 anos pela ONG Parceiros Voluntários e certificado pela UNESCO, está com inscrições abertas até o dia 21, inicia no dia 25 de maio e segue até o dia 29 de junho

Esperança é o termo que resume o ano de 2021. E é impossível falar de esperança sem pensar na juventude. Por isso, a ONG Parceiros Voluntários traz a Florianópolis o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, que há 18 anos oferece formação para educadores e estudantes a fim de desafiá-los a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas. Com inscrições abertas até o dia 21 de maio, a iniciativa promoverá a capacitação de educadores e alunos da rede pública a partir do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio em questões de liderança cidadã e de fotografia.

Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, o projeto Tribos acredita na potência da produção sociocultural para a construção da cidadania e por isso engloba aulas de fotografia e seus fundamentos para desenvolver reflexões sobre a realidade dos alunos. “Os participantes serão provocados para refletir sobre o cotidiano e o contexto sociocultural, assim como serão instigados a solucionarem questões, por meio de ações positivas que serão registradas em fotografias. Ao final teremos a publicação de um livro com as fotos produzidas por estes alunos”, avalia Nahas.

A exemplo do que foi desenvolvido em 2020 devido ao contexto de distanciamento social, toda a metodologia será aplicada de forma online. Todos os encontros serão realizados através da plataforma Google Meet. “Estamos vivendo um contexto conturbado e todo mundo está cheio de tarefas para fazer. Por isso, essa capacitação foi desenhada para ser um momento muito enriquecedor, leve e descontraído na sua rotina”, explica Márcia Anselmo, gerente do projeto.

A capacitação dos educadores acontecerá entre os dias 25 e 27 de maio, enquanto a dos alunos acontecerá do dia 08 a 29 de junho. O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania oferece a todos os participantes um certificado reconhecido pela UNESCO e entregará um livro com as fotografias e os depoimentos dos estudantes sobre o projeto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: www.tribos.org.br.

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania é realizado pela Parceiros Voluntários como uma Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil e, em Florianópolis, é patrocinado pelo Facebook, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH